Geral

Renan apoia artigo em defesa da competitividade

24/05/2012

  O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), em pronunciamento nesta quarta-feira (23), citou o artigo “Bases para uma agenda pró-competitiva”, do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, publicado no Correio Braziliense. O artigo, afirmou o parlamentar, é “pertinente e relevante”, e condiz com os anseios de todas as pessoas que almejam a geração sustentada de renda para o país.

Mencionando os juros excessivos, a burocracia e a irracionalidade tributária, Renan salientou a persistência de “gargalos” que reduzem a competitividade do Brasil numa sociedade globalizada. Porém, o senador se declarou otimista com as diretrizes do governo federal, especialmente diante das recentes ações da presidente Dilma Rousseff contra as elevadas taxas de juros, e destacou a tarefa do Senado em avaliar continuamente o sistema tributário.
– A presidente sinalizou para os trabalhadores e os empresários que não podemos mais viver com taxas de juros astronômicas, que operam muitas vezes em desfavor da produção e do empreendedorismo, que atrapalham o nosso crescimento e acabam diminuindo o emprego no país – disse o senador.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em aparte, também se disse impressionado pela visão “precisa e séria” do artigo de Robson Braga de Andrade.

Nelson Costa
Renan Calheiros lamentou o falecimento, nesta terça-feira, do político e agricultor Nelson Costa, que atuou como deputado estadual e federal por Alagoas e foi secretário de Agricultura daquele estado. Em aparte, o senador Benedito de Lira (PP-AL) classificou Nelson Costa como um dos políticos mais habilidosos de sua geração.

Exploração sexual
Renan também pediu empenho na tramitação do PLS 495/2011, que amplia o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para o senador, o recente depoimento da apresentadora de televisão Xuxa Meneghel, que declarou ter sido vítima de abuso na infância, servirá para o avanço de políticas públicas contra esse crime “repulsivo e hediondo”.