Geral

Decisões judiciais para liberar medicamentos não estão sendo cumpridas em Arapiraca

24/05/2012


A secretaria municipal de Saúde de Arapiraca foi alvo de severas criticas de pacientes diabéticos na manhã desta quinta-feira, 24, através de telefonemas direcionados aos ancoras dos programas principalmente Ives Cavalcante na 96 FM Arapiraca. De acordo com as reclamações dos pacientes a pasta da Saúde não está liberando medicamentos para diabéticos que foram liberados através de decisões judiciais expedidos pela Defensoria Pública de Arapiraca.

De acordo com as denuncias os medicamentos não estão sendo liberados em razão da falta da assinatura do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) para a compra dos medicamentos principalmente para os diabéticos. A pasta da Saúde sofreu mudança recentemente quando ocorreu a substituição da assistente social Aurélia Fernandes pela enfermeira Sandra Márcia Lima. A ex-secretária é pré-candidata a vereadora nas eleições deste ano.

A secretária de Saúde até o momento não se pronunciou sobre as denuncias e criticas que incluem falta de médicos e medicamentos nos postos de saúde e atrasos nos atendimentos, no 1º Centro de Saúde que para conseguir uma ficha chegam ao local as 4 h da manhã.

Na comunidade rural de Pau Ferro, segundo usuários, não existe médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) e os pacientes tem que se deslocar para conseguir atendimento médico no posto de Saúde do Conjunto Brisa do Lago localizado no recém inaugurado conjunto no bairro Olho D’água dos Cajuzinhos.

Vereador afirma que Prefeitura faz propaganda enganosa da Saúde

Os problemas na pasta da Saúde de Arapiraca foram alvos de severas criticas na ultima sessão legislativa através do vereador Josias Albuquerque (PSD) que classificou de propaganda enganosa as afirmações do prefeito Luciano Barbosa, de que a área de Saúde da cidade está prestando serviço de qualidade a população. De acordo com o parlamentar, a população se ressente com a falta de assistência adequada nos postos de saúde e até a falta de medicamentos. “Eu desafio o prefeito a provar que existem médicos e medicamentos disponíveis para a população de Arapiraca”, detonou o vereador. Josias relatou ainda que vem recebendo reclamações de usuários da Saúde tanto sobre a burocracia para conseguir receitas médicas, como a demora para a aquisição de medicamentos. “Recebo reclamações diárias de que está sendo dificultada a entrega de remédios para quem precisa e não quero acreditar que seja uma ‘estratégia’ para beneficiar algum candidato a vereador do município, explicou o vereador.