Geral

Karlisson Valeriano participa de reunião com técnicos do MS

25/05/2012

 

O diretor da Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly, Karlisson Valeriano, participou de uma reunião com representantes do Ministério da Saúde (MS), que realizaram uma visita técnica no Hospital Geral do Estado (HGE), na última terça-feira (22), em Maceió.

Durante a visita, os técnicos do MS conheceram o funcionamento e verificaram as dificuldades enfrentadas por aquela unidade hospitalar. A visita faz parte do plano gestor do MS que garantirá R$ 3 milhões para ampliação dos equipamentos de urgências e emergência, além de R$ 500 mil mensais para manutenção do hospital e da Unidade de Emergência do Agreste.

Rogério Barboza, diretor de Assistência Hospitalar e Urgência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), explicou que os recursos foram discutidos na oficina de alinhamento conceitual da Rede de Urgências. “O objetivo é abordar um diagnóstico da rede emergencial do Estado e elaborar o novo plano de atendimento às urgências, com foco na Rede Estadual de Urgência e Emergência”, disse.

Na ocasião, o diretor de Assistência Hospitalar e Urgência – acompanhado do médico-cirurgião Amauri Clemente, gerente acadêmico do HGE, além do diretor da Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, Karlisson Valeriano -, mostrou a demanda de atendimentos prestados nas áreas Azul, Amarela, Verde e Vermelha, o funcionamento da Central de Assistência, setor responsável pela regulação de leitos na instituição, além das obras de ampliação da unidade hospitalar.

De acordo com ele, o HGE é o único hospital do Estado que não recusa o atendimento de pacientes. “Se um cidadão vai a um posto de saúde e não consegue receber assistência é para o HGE que ele vem. Se um idoso hipertenso e diabético não acompanhado pelo programa da saúde da família tem seu quadro agravado, vem para o HGE. A sociedade sabe que neste hospital será atendida”, disse, reafirmando a importância da unidade hospitalar para a população alagoana.

Os técnicos do MS, Ricardo Malaguti e Silésio Rodrigues asseguraram que promover ações de saúde com a garantia do acesso à atenção integral, resolutiva, de qualidade e em tempo adequado é o desígnio da rede.

“Dificilmente se consegue apontar soluções para os problemas verificados em um hospital do porte do HGE somente dentro da unidade hospitalar. Todos os fatos colocados pelos gestores devem constar no novo plano de atendimento às urgências para, assim, assegurar o melhor custeio e o déficit de leitos”, ressaltou Ricardo Malaguti.