Geral
Governo capacita hospitais para se tornarem Amigos da Criança
Alagoas deve ganhar, em breve, mais sete hospitais certificados como Amigos da Criança. O processo para que unidades hospitalares alagoanas recebam o selo uma das ações que vem ajudando a reduzir a mortalidade infantil no Estado deu mais um passo nesta quinta-feira (24), com a oficina de sensibilização realizada pela Secretaria da Saúde (Sesau).
A atividade aconteceu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e teve a participação de enfermeiros e diretores hospitalares de Penedo, Boca da Mata, Coruripe, Batalha, Piranhas, Maragogi, Teotonio Vilela, Mata Grande, Murici, Junqueiro e Santana do Ipanema. Os municípios assinaram um termo de compromisso para a elaboração de um projeto.
Segundo a coordenadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) no Estado, Suzângela Dória, a análise da certificação é feita por técnicos do Ministério da Saúde (MS). Depois de aceito esse projeto para adesão à IHAC, os hospitais passam por capacitações de toda a sua equipe para as novas práticas e terão apoio técnico da Sesau, explica.
Ela ressalta que, como contrapartida, as unidades passam a ter um incentivo financeiro no valor pago nos partos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para se tornar Amigas da Criança, porém, elas devem preencher uma série de requisitos, como estimular o aleitamento materno, propiciar bem-estar à gestante e humanizar a assistência materna e neonatal.
Entre os benefícios da iniciativa, destaca Suzângela, está não só a melhoria dos serviços prestados à mãe e à criança, mas principalmente a redução da mortalidade infantil. Temos alguns hospitais que já possuem o selo e comprovamos a redução dos óbitos. Essa tem sido uma das ações que contribuíram para que Alagoas tivesse essa queda, diz a coordenadora.
Atualmente, o Estado possui sete hospitais Amigos da Criança. Eles estão localizados nas cidades de Maceió, Flexeiras, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e Arapiraca.
IHAC – A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.
A ação foi incorporada pelo MS como prioritária em 1992 e, até agora, são 360 unidades hospitalares certificadas no Brasil. Nestes hospitais, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, As normas para o processo de habilitação do estabelecimento estão instituídas na Portaria GM 756.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
2FUTEBOL
Mayke elogia o Cruzeiro, mas exalta força do Santos: 'Nosso elenco também tem qualidade'
-
3NÓ CEGO EM PALMEIRA
Produtores rurais também prometem manifestação contra demarcação caso Lula visite Palmeira para inauguração de hospital
-
4SAÚDE PÚBLICA
Novo hospital de Palmeira dos Índios promete mil vagas na saúde, mas SESAU ainda não diz como vai contratar a poucos dias da inauguração
-
5ASSASSINATO
Jovem é executado a tiros em posto de combustíveis no bairro Caititus, em Arapiraca