Geral

Vigilância Sanitária Estadual realiza fórum de conscientização em Anadia

28/05/2012

        A cidade de Anadia recebe, nesta quarta-feira (30), mais uma edição do Fórum de Vigilância Sanitária, que tem como objetivo conscientizar a população local sobre a importância da fiscalização e da adoção de boas práticas de higiene. A ação, comandada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), acontece a partir das 8h, na sede do Sindicato Rural do município.

 

Na ocasião, serão apresentadas as ações da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e palestras sobre temas como tratamento de água, uso correto de saneantes – produtos usados na limpeza, desinfecção e desinfestação – e cuidados com animais peçonhentos. O evento é voltado para a comunidade em geral e para técnicos das cidades circunvizinhas.

 

Segundo o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, o fórum também servirá para que as equipes municipais tirem suas dúvidas. “Estaremos com uma assessora para orientar sobre o preenchimento de termos de apreensão e de outros documentos, já que a pessoa que está sendo autuada precisa saber o motivo e a lei em que a autuação se baseia”, diz.

 

Ele ressalta que a atividade terá ainda um momento de debates junto à população. “Nosso objetivo é realizar uma grande discussão sobre o trabalho do órgão e conscientizar os gestores públicos e a comunidade sobre a importância das ações. É importante que as pessoas saibam como proteger sua saúde e a saúde de sua família”, acrescenta Paulo Bezerra.

 

Técnicos de seis áreas da Sesau estarão participando da conscientização, que vai debater também as ações de controle de alimentos e medicamentos e os serviços de alta complexidade. Outras edições do fórum já foram realizadas em Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Penedo, Olho D’Água das Flores, São José da Laje e Igreja Nova. O próximo está previsto para União dos Palmares.

 

Divisa – A Vigilância Sanitária Estadual tem como finalidade proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços. Entre as atribuições do órgão, estão a supervisão e a avaliação das ações voltadas ao cumprimento das normas da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) e o cumprimento das diretrizes da política estadual.