Geral
Governo eleva IPI de motos, microondas e splits
31/05/2012
O Diário Oficial da União desta quinta-feira (31) publicou o decreto nº 7.741, da presidência da República, elevando para 35% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para motos, microondas e ar-condicionados do tipo split. A medida é uma resposta aos empresários da Zona Franca de Manaus (ZFM) que reclamavam da concorrência desleal com os similares importados.
Na última semana, o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, esteve em Brasília para discutir medidas que pudessem manter a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM), que se viu ameaçado pelo aumento das importações (em casos como dos ar-condicionados split, a produção local chegou a zero). Para ele, a medida é uma vitória da ZFM e um reforço no discurso da presidenta Dilma Rousseff que, ao falar sobre os 50 anos a mais para o modelo, sempre ressalta a importância de se manter as vantagens comparativas.
O superintendente soube da publicação em Seul (Coreia do Sul), onde integra comitiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que busca captar novos investimentos externos para o Brasil. Com certeza essa notícia é um argumento a mais para convencer grandes produtores mundiais a se instalar no Brasil, disse.
A medida publicada nesta quinta passa a valer a partir de 1º de setembro.
Veja o decreto, na íntegra, em: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=3&data=31/05/2012
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas
-
5EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes