Geral

Senai investirá R$ 27,9 milhões em Alagoas

07/06/2012
O Sistema Indústria, por meio do ServiçoNacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai investir R$ 27,9milhões para ampliar a oferta de ensino profissionalizante emAlagoas, promover a inovação e tornar a indústria localmais competitiva. A meta é abrir 86.753 vagas no Estado notriênio 2012-2014. São 25.939 matrículas pactuadas paraeste ano.
 
O anúncio foi feito pelo presidente daConfederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Bragade Andrade, e pelo presidente da Federação dasIndústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José CarlosLyra de Andrade, durante a reunião do Conselho Estadual doDesenvolvimento Econômico e Social (Conedes), realizada naúltima terça-feira (5), no Palácio Repúblicados Palmares, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, desecretários de Estado e empresários.
 
Para atingir este objetivo, Robson Braga de Andrade anunciouinvestimentos nas cidades de Maceió, Arapiraca, São Miguel dosCampos, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Craíbas, Penedo eCoruripe. As ações integram o Programa Senai de Apoio àCompetitividade da Indústria, que visa à oferta de quatromilhões de vagas por ano nos cursos do Senai, em  todo o Brasil,até 2014 e a criação de uma rede nacional deinovação e tecnologia. “Para apoiar a competitividade daindústria nacional é preciso melhorar a produtividade dotrabalho, o que está ligado à formação demão de obra de qualidade”, afirmou.
 
“Os investimentos do Senai vêm num momentooportuno, em que o nosso Estado tem recebido diversos investimentos dainiciativa privada e precisa de trabalhadores qualificados para crescer comsustentabilidade. As entidades do Sistema Indústria, mais uma vez,reafimam o compromisso de somar forças para promover odesenvolvimento de Alagoas”, afirmou o industrial José CarlosLyra de Andrade.
 
"A parceria que temos com a CNI, através dosseus centros de excelência, tem sido muito importante nacapacitação e treinamento de alagoanos para a áreaindustrial e para outros segmentos. Estamos com o Estado avançando apassos largos no desenvolvimento e o mercado de trabalho exige umaprofissionalização de alta qualidade", destacou ogovernador Teotonio Vilela Filho.
 
Com as novas escolas do Senai, serão ofertados novoscursos de qualificação profissionais, em 21 áreas deatividade no Estado de Alagoas.