Geral
SUS: Secretários de Saúde de AL, SE, BA e PE discutem Câmara de Compensação Interestadual
Alagoas, Sergipe, Bahia ePernambuco estudam criar uma Câmara de Compensação Interestadual em Saúde para quesejam pactuados recursos destinados ao município de Paulo Afonso (BA), visandoatender alagoanos residentes em cidades localizadas na fronteira. Para isso, ossecretários de Saúde dos quatro municípios irão se reunir na terça-feira (12),no Centro de Convenções de Maceió, na sala Umbu. A iniciativa surgiu porque os pacientes doSistema Único de Saúde ( SUS), residentes nos municípios da 10ª região de Saúde deAlagoas, têm se deslocados para Paulo Afonso ao invés de irem para Maceió.
Já avalizada pelos secretários desaúde dos sete municípios alagoanos, que terão que contratualizar recursos paraa Bahia, a Câmara de Compensação Interestadual em Saúde depende do aval dosquatro gestores. Segundo o técnico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau),Joellington Medeiros, será necessário criar uma agenda única entre os doisEstados, para que seja efetivada uma região sanitária convergente, que resultena descentralização de serviços de média e alta complexidade.
Com a efetivação da Câmara deCompensação Interestadual em Saúde, os alagoanos terão a garantia que poderãoser atendidos normalmente em Paulo Afonso, sem que tragam prejuízo ao municípiobaiano. Sabemos que o SUS é universal e deve atender a todos de formaequânime, com eficiência, pluralidade e foco na humanização dos serviços,disse Joellington Medeiros, informando que período entre 2008 e 2012, o município de Paulo Afonso destinou mais deR$ 3,1 milhões para atender pacientes de Alagoas.
Mais lidas
-
1REVIRAVOLTA
CSE anuncia pelas redes sociais continuidade da Diretoria para o Biênio 2025/2026
-
2MAIS DE 3 MIL INSCRITOS
Secretária confirma que ninguém recebeu comprovante de inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida em Palmeira dos Índios
-
3AMBIÇÃO POLÍTICA
O 'Imperador' e os Deputados: um elefante no Palácio de Cristais de Paulo Dantas
-
4POLÍTICA
PT de Lula e PL de Bolsonaro se unem em acordo para Fundo Eleitoral de quase R$ 5 Bilhões
-
5ELEIÇÕES NO CSE
Presidente do Conselho Deliberativo Onofre Raimundo declara voto a José Barbosa e revela o apoio do médico Pedro Paulo a atual diretoria