Geral

Viçosa realiza sua 2ª Mostra Ambiental

08/06/2012

Cerca de três mil pessoas participaram da 2ª Mostra Ambiental realizada pela Prefeitura de Viçosa, dentro das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5. A mostra trouxe ações de incentivo à sustentabilidade, à preservação e à reciclagem.

Cerca de 150 crianças de sete escolas da zona urbana e três da zona rural e o Centro de Educação Infantil apresentaram tema relacionados à seca no Nordeste, alimentação saudável, tratamento de lixo orgânico e não orgânico, lixo tecnológico, racionamento de água e cuidado com os animais.

“Este é um trabalho de consciência ecológica desenvolvido com nossos estudantes. De forma espontânea eles estão vendo como é importante cuidar do meio ambiente. Nós plantamos a ideia, mas foram as crianças, os professores e a comunidade que abraçaram a causa e estão dando continuidade ao trabalho desenvolvido em sala de aula. Já estamos no segundo ano desta ação e como no ano anterior a mostra de hoje é um sucesso. O Dia do Meio Ambiente aqui é marcante e estas crianças estão dando um show de ambientalismo”, disse Flaubert Filho, prefeito de Viçosa.

Todas as escolas apresentaram danças ou peças teatrais sobre o tema trabalhado em sala de aula. A Escola Municipal Pedro Carnaúba apresentou a peça Te Vejo na Praça, com a Turma do Chaves, e a música em Libras, Salve o Nosso Planeta, da cantora evangélica Jamily. O Centro de Educação Infantil Margarida Freitas debateu o tema da poluição urbana.

Para a secretária de Educação, Ana Paula Calazans, a proposta da mostra ambiental é despertar a consciência da criançada para o cuidado com a natureza, que a cada dia está mais debilitada devido à degradação causada pelo homem. “Estamos em um momento que reúne todas as escolas da rede municipal; um trabalho de conscientização que faz a nossas crianças terem o sentido real de preservação”.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente também participou das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, apresentando o projeto de compostage de lixo, Minhocasa, que já está implantado em uma escola da rede municipal. Também foram apresentados produtos orgânicos da agricultura familiar do município, cultivados sem o uso de agrotóxicos, e distribuídas mudas frutíferas, como limão taiti e ingá, e arbóreas, como pau-de-formiga, sabonete e duas variedades de ipê (rosa e roxo).

O secretário de Agricultura de Viçosa, Marcos Domingos, aproveitou o dia para fazer uma homenagem a Octávio Brandão, considerado nosso primeiro ecologista. Na década de 30, Octávio Brandão afirmava a existência de petróleo no subsolo brasileiro e chamava atenção em seu livro Canais e Lagoas para os cuidados que deveriam ser tomados para garantir a sobrevivência do complexo estuarino Mundaú-Manguaba. O livro traça um roteiro preciso do quão exuberante era a Mata Atlântica e seus recursos hídricos à época em que foi escrito. “Viçosa tem orgulho deste filho precursor nas discussões ambientais. Otávio Brandão já tinha uma visão avançada de seu tempo e mesmo naquela época, onde ninguém tinha sofrido os impactos ambientais, ele sabia que deveríamos fazer alguma coisa para ajudar a natureza”, disse.

As apresentações ocorreram durante todo o dia, no galpão do inhame, na Avenida Firmino Maia, e contaram ainda com estandes das secretarias municipais de Esporte Juventude e Lazer, com o ping pong ecológico, e de Assistência Social, com exposições de trabalhos a base de bambu do projeto Gerando Emprego e Renda, coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

O evento contou com a cobertura da TV Gazeta de Alagoas, que acompanhou de perto todos os trabalhos, com entrevistas e filmagens das ações infantis.

Os secretários de Infraestrutura, Agnelo Nascimento; de Assistência Social, Maria Lúcia de Carvalho; e de Administração, Maxwel Carnaúba; o articulador municipal do Selo Unicef, Claudioney Rodrigues, a Guarda Municipal e a ex-secretária de Esporte, Michelinne Fernandes, também prestigiaram o evento.