Geral

Partidos políticos indicam candidatos para as convenções em Palmeira dos Indios

18/06/2012

Praticamente está decidido os atores do jogo mais esperado do ano, que irá começar a partir de 6 de julho, quando se inicia verdadeiramente a campanha eleitoral em todo o país, data a partir da qual será permitida aos postulantes a divulgação e propaganda partidária.

Em Palmeira dos Índios, o terceiro maior colégio eleitoral de Alagoas, a população vive a expectativa de conhecer os candidatos que irão enfrentar o atual prefeito James Ribeiro (PSDB) que busca a reeleição e até agora só conseguiu agregar ao seu projeto – além de seu partido, as agremiações que compõe a base de seu governo como o PMDB, PSB e PHS.
A oposição que se fragmentou em duas bandas deverá ter dois candidatos a prefeito: a deputada estadual Patrícia Sampaio (PT) que alinhou em suas hostes o PCdoB, PDT, PPS, PSD, PP, PSDC, PV, PSC e PTN e o candidato petebista Petrúcio Barbosa, que ainda aguarda uma decisão jurídica para confirmar sua candidatura, que hoje seria quase improvável, por conta de estar enquadrado na lei do “ficha limpa”.
Petrúcio tenta as últimas fichas num pedido de reconsideração feito ao Tribunal de Contas da União, que já negou semelhante recurso em 2009 e na Justiça Federal. Neste último caso, o Juiz Federal da 8ª Vara de Arapiraca negou seguimento à ação, decisão que foi agravada ao Tribunal Regional Federal que ainda não apreciou o recurso.
Caso Petrúcio Barbosa não consiga até o prazo final do registro de candidaturas seu “habeas corpus” eleitoral não poderá confirmar sua candidatura a prefeito por falta de requisitos eleitorais. O PTB conta ainda com o PR e o PSL em sua coligação.

Divisão
Até o último instante – a oposição que se reunia desde setembro de 2011 – tentou unificar as forças, porém o PTB comandando pelo pecuarista Petrúcio Barbosa resolveu persistir com a possível candidatura de seu líder, mesmo enfrentando problemas de ordem jurídica.
O restante do grupo, preferiu não arriscar numa possível candidatura sub judice e lançou o nome da deputada estadual Patrícia Sampaio (PT), impulsionada por expressivos números, segundo pesquisas de consumo interno encomendada pelos partidos da “frente”.

À deriva
O Partido Republicano Progressista (PRP) é um dos poucos partidos que resta sem ainda ter definido (é o que conta os bastidores) sua posição neste pleito. Com integrantes do naipe dos vereadores Vicente Targino e Marta Gaia, os dois mais votados na eleição de 2008, o PRP é cobiçado tanto pelo grupo do atual prefeito James Ribeiro (que ofereceu a vaga de vice à Vicente Targino para desgosto de Antonio Fonseca, secretário de articulação política que desejaria o mesmo posto) como pelo grupo de Petrúcio Barbosa, que também ofereceu a vaga na majoritária ao edil.
Sabe-se que se Vicente Targino, conhecido por “vereador-samu” decidir por uma “das vices” em qualquer que seja o grupo, e caso venha a perder a eleição ficará desempregado, pois sua única ocupação nos últimos 24 anos, foi a de vereador e aí está a grande dúvida deleque não deseja “trocar o certo pelo duvidoso”.
Targino teria aceitado até o convite de James Ribeiro, mas teria sido impedido, quando impôs a condição de apresentar a esposa Mônica, filiada ao PMDB, como candidata a vereadora, fato que ocasionou uma pressão dos demais postulantes à câmara para não inclui-la na lista dos candidatos.
Contudo mais um problema impede Vicente Targino e Marta Gaia em decidirem seus destinos. Nenhum partido político em Palmeira dos Índios aceita coligar com o PRP, à exceção do PP e PCdoB, em razão do forte potencial eleitoral de ambos.
Outro partido que encontra-se à deriva é o Democratas de Fernando Duarte, ex-deputado estadual e que na eleição passada disputou a suplência de senador do pecuarista Àlvaro Vasconcelos, com votação inexpressiva em Palmeira dos Índios.
Fernando Duarte divulga que é pré-candidato a prefeito, porém dificilmente levará adiante o intento, por que sua chapa proporcional é reduzida e não daria a ele a confortabilidade de disputar a eleição com um bom grupo de vereadores.
Sobra para ele uma possível aliança com James Ribeiro, com uma candidatura a vice – dada como certa na semana passada e que agora virou dúvida, após a publicação da matéria publicado no Jornal TRIBUNA DO SERTÃO em razão de algums membros do staff político do atual prefeito não aceitar o nome de Duarte.

Convenções

O PSDB marcou para o dia 29 de junho sua convenção que terá palco na casa de show Aquarius. O PT e demais partidos da “frente”, designou o dia 27 de junho para a realização de sua convenção no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Já o PTB que divulgou nas redes sociais sua convenção para o dia 25 no Ginásio do Colégio Cristo Redentor, recuou para a Casa de Festas “Espaço Fest”, localizada no bairro Juca Sampaio.