Geral

Ministro da Justiça antecipa em São Paulo anúncio do plano de segurança de Alagoas

21/06/2012

O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo passou na frente do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e anunciou para a Folha de São Paulo os principais itens do Plano Piloto de Segurança Pública que será apresentado somente amanhã em Alagoas e implantado no próximo dia 26..

Segundo Cardozo, são oito os tidos como de maior importância. Ele anunciou aquisição de equipamentos e até de helicópteros. No entanto, há um equívoco em um dos itens. O ministro afirma que em julho será criada a Delegacia de Homicídios”. A unidade policial sempre existiu e, inclusive, foi transformada em Departamento de Homicídios que já está atuando.

Leiam abaixo o que anunciou o ministro sobre o Plano:

1. Serão investidos R$ 25 milhões, em recursos federais, para aquisição de equipamentos, inclusive maletas de perícia.

2. O Ministério da Justiça enviará peritos da Força Nacional enquanto o Estado contrata peritos e policiais por concursos.
a carência.

3. Em julho será criada a delegacia de homicídios; delegados e policiais terão curso de investigação de assassinatos.

4. O Estado de Alagoas será dividido em “distritos”. Haverá o acompanhamento mensal do número de homicídios e demais caso de violência numa “sala de situação”.

5. Haverá uma força-tarefa no sistema prisional e outra para agilizar inquérito. Mais de 100 câmeras serão instaladas em áreas violentas.

6. Haverá investimento para aquisição de rádios de comunicação e helicópteros. Os governos estadual e federal já estão comprando tablets para os policiais.

7. Os postos de arrecadação de armas serão ampliados e haverá destruição de armas acauteladas (sob tutela da polícia). Duas mil armas serão destruídas no lançamento do plano de segurança, marcado para o próximo dia 26.

8. Os policiais continuarão sendo premiados por armas e drogas apreendidas. Essa medida já está em vigor há cerca de três meses.