Geral
Cursos de reaproveitamento de hortaliças serão aplicados no interior do estado
A partir deste mês, merendeiras e funcionárias da rede de educação dos municípios de São Sebastião, Limoeiro e Taquarana participarão de cursos para o reaproveitamento de hortaliças. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae Alagoas, o Programa Cozinha Brasil SESI e as prefeituras, e visa ensinar o público a utilizar o alimento em sua totalidade.
Rúbia Barbalho, analista da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae Alagoas, explica que, muitas vezes, partes dos alimentos que ainda possuem nutrientes são jogadas fora. Durante o curso, além de ser explicado como evitar o desperdício, o público também aprenderá o modo correto de higienizar as folhas, legumes e verduras, diz.
Além das merendeiras e funcionárias da rede de educação, a ação também é direcionada a pessoas da área de saúde e à comunidade em geral. O curso será ministrado por uma nutricionista do Cozinha Brasil, juntamente com uma ajudante, e será dividido em duas partes: uma teórica e outra prática. Na primeira parte, serão abordadas noções de manipulação e segurança alimentar, além da conservação e congelamento dos alimentos. Em seguida, os participantes irão cozinhar com os ingredientes que podem ser aproveitados das hortaliças.
Ainda de acordo com Rúbia, é importante que se trabalhe melhor o uso e o consumo de alimentos plantados e colhidos pela comunidade. Nosso foco foram as escolas porque queremos conscientizar, primeiramente, as crianças, pois elas têm a capacidade de levar isso para os adultos, complementa.
Espero que o resultado seja positivo e que as pessoas gostem dos pratos feitos. Além de proporcionarmos uma boa qualidade de vida, estamos também preocupados com a sustentabilidade, afirmou Rogério Nonô, coordenador do Programa Cozinha Brasil em Alagoas.
A primeira cidade a receber o curso, que tem carga horária de 10h, será São Sebastião, entre os dias 25 e 29 deste mês.
Mais lidas
-
1MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa acalorada na Câmara: Salomão Torres insiste na corrida pela presidência da Casa com apoio do prefeito-imperador
-
4REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
5NEGADA A MATERIALIDADE
Os 5 policiais militares acusados da morte do servente Jonas são absolvidos após julgamento