Geral

Vigilância Sanitária participa de encontro em Brasília

22/06/2012

O farmacêutico Saulo José Sales, da Vigilância Sanitária, representou a cidade de Arapiraca no III Encontro de Gestores do SNGPC, que aconteceu no último dia 19, no auditório da Agência em Brasília (DF).

O evento serviu para mostrar a realidade do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após cinco anos de implantação. Mais de 47 mil estabelecimentos credenciados, 4.186 municípios brasileiros participantes e uma média de 140 mil acessos semanais.

Com o sistema, todas as farmácias e drogarias privadas, que comercializam medicamentos sujeitos a controle especial no Brasil, enviam para a Anvisa dados de movimentação desses produtos (aquisição, prescrições/receitas dispensadas, perda e transferências), em períodos de até sete dias.

Seminário

Saulo José Sales contou que em agosto acontecerá um seminário para apresentar aos médicos, odontólogos, farmacêuticos, proprietários de farmácias e interessados sobre as novas normas para medicamentos controlados e antibióticos, além de novos modelos de receituários.

Salvando vidas

Os servidores de Arapiraca estão ajudando a salvar vidas. Isso porque uma Unidade Móvel do Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) se encontra no Centro Administrativo para coleta de sangue e consequentemente aumentar o estoque em todo Estado.

A ação faz parte da  Campanha de Doação Junina e termina nesta sexta. Para se candidatar à doação de sangue o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, além de comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.