Geral

Seinfra e Seagri buscam desenvolvimento sustentável de projetos de irrigação

22/06/2012

Promover a sustentabilidade de projetos de irrigação que beneficiam pequenos produtores rurais dos municípios de Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia. É com este objetivo que representantes das Secretarias de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) estão trabalhando de forma integrada, avaliando alternativas estruturais, produtivas e fundiárias para viabilizar os projetos de irrigação do Bálsamo, do Moxotó e do Múltiplo Uso.

Os três projetos foram iniciados e interrompidos entre seis e vinte anos atrás, sendo analisados agora pelo Governo Estadual, com a intenção de inseri-los no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Seca, que prevê o combate aos efeitos da estiagem. A Seinfra e a Seagri irão montar grupos de trabalho para atuar in loco, estudando a necessidade de investimentos para concluir as obras.
 
Para o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, a articulação institucional é importante para dar continuidade aos projetos. “Nossos trabalhos devem se complementar. Por isso, buscamos apresentar nossos projetos, avaliá-los de forma conjunta e, assim, garantir bons resultados, concluindo obras interrompidas há tantos anos e beneficiando a população do Agreste e do Sertão”, avalia Fireman.
 
O secretário da Agricultura, José Marinho, também explica que os projetos de irrigação devem ser desenvolvidos respeitando as características produtivas de cada região. “Vamos estudar e analisar caso a caso, para executar projetos que levem a pequenos produtores rurais a oportunidade de agregar produtividade e sustentabilidade”, diz Marinho.
 
Projetos

Os projetos do Bálsamo, localizado no povoado de Caldeirão de Cima, em palmeira dos Índios; do Moxotó, situado no povoado de São Sebastião, em Delmiro Gouveia, e de Múltiplo Uso, também em Delmiro Gouveia, preveem a irrigação de áreas que serão destinadas a pequenos produtores da região, previamente selecionados e capacitados, para a utilização da terra para a agricultura e a pecuária familiar.