Geral
Lei da ficha limpa não impede candidatura de Alves Correia a prefeito de Arapiraca
DA REDAÇÃO
O suplente de deputado estadual e comunicador Alves Correia (PTdoB) não está impedido pela lei ficha limpa de disputar a Prefeitura de Arapiraca nas eleições deste ano. A condenação foi em primeiro grau e não por um colegiado de juízes. A comissão de juízes designada pela Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) agilizou os processos de improbidade administrativa e acatou, na última terça-feira (19), ação contra acusados pela suposta prática de concessão e obtenção de empréstimos fraudulentos por parlamentares e servidores da Assembléia Legislativa Estadual.
Na decisão, os juízes também requisitaram ao presidente nacional do banco Bradesco os microfilmes de todos os cheques relacionados na ação, bem como informações sobre se foram descontados, forma de descontos e nome dos beneficiários, assim como dados bancários dos envolvidos e cópias autênticas de todos os contratos de empréstimos firmados pelos réus em 2006.
Para garantia desses empréstimos a ALE teria emitido cheques nominais aos beneficiários, no ato da contratação, no exato valor e quantidade de parcelas. Os cheques dados em garantia eram depositados nas contas pessoais dos beneficiários ou descontados pelo banco, que ao consultar a ausência de fundos nas contas pessoais, realizava o saque direto dos títulos custodiados, no montante da parcela devida pelo parlamentar.
Os beneficiários dos empréstimos consignados em folha teriam utilizado cheques da ALE como garantia e composto renda com verba de gabinete para obtenção desses empréstimos, realizando contratos de mútuo bancário com a instituição financeira. Independente da existência de fundos nas contas pessoais, os empréstimos eram pagos com dinheiro público, via desconto de cheques da ALE.
Nesse processo, estão envolvidos os políticos arapiraquenses Alves Correia, que anunciou sua pré-candidatura a Prefeitura de Arapiraca. O outro envolvido é o ex-deputado estadual Edwilson Fábio de Melo Barros (PDT) Dudu Albuquerque, que fez aliança política com a deputada federal Célia Rocha (PTB) pré-candidata a Prefeitura de Arapiraca nas eleições deste ano. Na aliança política entre o ex-deputado Dudu Albuquerque o aliado do ex-deputado, o ex-vereador Kleber Torres, assumiu a secretaria municipal de Esportes, em substituição ao ex-titular da pasta, Josenildo Souza. O terceiro político envolvido é o ex-deputado estadual, Júnior Leão.
Mais lidas
-
1HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PAGOU O PATO
CSE demite técnico Fernando Tonet após derrota acachapante para o CRB
-
4ESTADUAL
Tiago Marques marca dois e CSA é o líder isolado do Campeonato Alagoano de 2025
-
5DECLARAÇÃO
'Trump está certo' diz parlamentar groenlandês sobre Dinamarca não ter direitos sobre a Groenlândia