Geral

Cursos de reaproveitamento de hortaliças serão aplicados no interior de Alagoas

25/06/2012

DA REDAÇÃO
Com assessoria

A partir de hoje, merendeiras e funcionárias da rede de educação dos municípios de São Sebastião, Limoeiro e Taquarana participarão de cursos para o reaproveitamento de hortaliças. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae Alagoas, o Programa Cozinha Brasil – SESI e as prefeituras, e visa ensinar o público a utilizar o alimento em sua totalidade.

Os primeiros profissionais a receberem o curso são os da cidade de São Sebastião, com carga horária de 10 horas, com duração até o próximo dia 29.

Rúbia Barbalho, analista da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae Alagoas, explica que, muitas vezes, partes dos alimentos que ainda possuem nutrientes são jogadas fora. “Durante o curso, além de ser explicado como evitar o desperdício, o público também aprenderá o modo correto de higienizar as folhas, legumes e verduras”, diz.

Além das merendeiras e funcionárias da rede de educação, a ação também é direcionada a pessoas da área de saúde e à comunidade em geral. O curso será ministrado por uma nutricionista do Cozinha Brasil, juntamente com uma ajudante, e será dividido em duas partes: uma teórica e outra prática. Na primeira parte, serão abordadas noções de manipulação e segurança alimentar, além da conservação e congelamento dos alimentos. Em seguida, os participantes irão cozinhar com os ingredientes que podem ser aproveitados das hortaliças.

Ainda de acordo com Rúbia, é importante que se trabalhe melhor o uso e o consumo de alimentos plantados e colhidos pela comunidade. “Nosso foco foram as escolas porque queremos conscientizar, primeiramente, as crianças, pois elas têm a capacidade de levar isso para os adultos”, complementa.

“Espero que o resultado seja positivo e que as pessoas gostem dos pratos feitos. Além de proporcionarmos uma boa qualidade de vida, estamos também preocupados com a sustentabilidade”, afirmou Rogério Nonô, coordenador do Programa Cozinha Brasil em Alagoas.