Geral

Teo afirma que vai recorrer de decisão sobre construão de estaleiro em Coruripe

25/06/2012

Após ter a licença de implantação do estaleiro Eisa vetada pelo Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, afirmou que vai recorrer para revogar a decisão do órgão em todas as instâncias possíveis.

“Porque o Governo entende que a vinda do estaleiro significa desenvolvimento e crescimento econômico para o Estado”, afirmou Teo Vilela.

Diante de toda a polêmica sobre o parecer, o chefe da Divisão Técnica do Ibama/AL, Rivaldo Couto, declarou que a instalação do estaleiro não foi indeferida. “Ela é inviável na área estudada, o que não impede que seja implantado em outra localidade”, afirmou Couto.

A empresa responsável pela construção do estaleiro apresentou no projeto três áreas para a implantação do empreendimento, segundo Couto. “A inviabilidade foi dada para a área determinada como 5 A, que compreende foz do rio Coruripe e o Pontal do Coruripe. No caso de pretender se instalar em outro local um novo estudo de impacto ambiental deverá ser efetuado”, explicou.

Durante toda a manhã desta segunda-feira (25), um engenheiro do Synergy Group e o diretor do Eisa Alagoas, Manoel Ribeiro, estiveram acompanhados de um consultor especializado na área de proteção ambiental em uma área no município de Coruripe, que serviria como alternativa para a implantação do estaleiro. Esse local fica a cerca de 10km de onde seria instalado inicialmente o Eisa Alagoas, caso a licença fosse concedida, em uma região onde não há manguezal.

A avaliação da área de implantação não contou com a participação de nenhum técnico do Ibama de Alagoas. Todos os profissionais envolvidos são de Brasília.