Geral
Governador garante novo presídio e segurança no campus da Ufal em Arapiraca
O governador Teotonio Vilela Filho participou nesta segunda-feira (25) de reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Sebastião Costa Filho, para estabelecer as diretrizes do Termo de Compromisso que vai garantir a segurança no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca. O termo garante a desocupação do presídio do município, a doação do prédio à universidade e as datas de início e conclusão das obras.
Durante o encontro, o governador reafirmou o seu compromisso com a segurança dos estudantes e professores da instituição. Estamos empenhados, dedicados e engajados em uma solução que garanta a total segurança do campus da Ufal durante todo o período de construção do novo presídio, afirmou, acrescentando que a obra deve durar sete meses, período no qual o Grupamento de Operações Especiais vai garantir a segurança com pessoal treinado, equipamentos e viaturas.
O novo presídio será construído na cidade de Craíbas e terá infraestrutura de segurança máxima, disponibilizando 800 novas vagas. O terreno foi comprado pelo Governo do Estado, com recursos próprios, e a obra será executada com recursos já garantidos pelo Governo Federal por meio de emenda da bancada federal. A remoção dos reeducando para outras unidades já havia sido proposta pelo Governo Estadual, mas não foi aceita pelo TJ.
Outras ações também foram determinadas pelo governador, como a identificação dos reeducandos de alta periculosidade para a remoção imediata para Maceió e outros estados e a abertura de investigação e inquéritos que apurem os excessos cometidos por agentes penitenciários contra professores e alunos. Para isso, serão abertos processos administrativos para determinar a punição dos envolvidos. Depois de aceito pelos estudantes, o termo deve ser assinado na próxima segunda-feira (2), às 10h, na sede do TJ.
Também participaram da reunião os juízes das Varas de Execuções Penais da Capital, José Braga Neto, e de Arapiraca, João de Azevedo Lessa; os secretários de Estado da Defesa Social, Dário César, e do Gabinete Civil, Álvaro Machado; os deputados Judson Cabral e Ronaldo Medeiros; o superintendente geral de Administração Penitenciária, Carlos Luna; o presidente da Associação dos Docentes da Ufal, Antonio Passos, e uma comissão de professores e estudantes do campus de Arapiraca, liderados pelo reitor Eurico Lobo.
Mais lidas
-
1MACEIÓ
Movimento azul marca reta final antes das eleições na Uncisal
-
2TRAGÉDIA
Morre sexta vítima de acidente na AL-130, em Ouro Branco
-
3NO HOSPITAL DA CIDADE
JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho
-
4
Chevrolet Tracker 2026 mostra evolução em design, conectividade e eficiência
-
5ESPORTE
ASA empata com Manauara e garante vaga nas quartas de final da Série D