Geral

Polícia Civil elabora plano de ações de enfrentamento à criminalidade

04/07/2012

A Polícia Civil está elaborando um plano de ações, dentro do programa Brasil Mais Seguro – Alagoas, com vistas a garantir a redução, em curto e em médio prazos, dos índices de criminalidade em Alagoas.

O delegado-geral Paulo Cerqueira informou que, em reunião de trabalho logo após a posse dos novos diretores da instituição, solicitou que um planejamento estratégico e operacional seja apresentado até a próxima quarta-feira (11) da semana que vem para que possa ser posto em prática imediatamente.

O combate aos crimes de homicídio, roubos e tráfico de drogas serão prioridades do programa, que pretende reforçar o trabalho de investigação, agilizar o andamento dos inquéritos, dar cumprimento aos mandados de prisão, além de modernizar todos os procedimentos, tanto na área cartorial como nas operações policiais.

Nova diretoria

As mudanças nas diretorias e remanejamentos de delegados, já efetivadas, segundo o delegado-geral, fazem parte da nova filosofia que pretende unir uma equipe experiente ao trabalho dos profissionais mais jovens na instituição. “Com isso, esperamos reverter o quadro de violência – especialmente as taxas de homicídio – e oferecer uma segurança pública mais efetiva no Estado, conforme é o desejo do governador Teotonio Vilela Filho”, salientou.

O delegado Paulo Cerqueira explicou que parte do plano estratégico já está em andamento. “Deslocamos para a Delegacia de Homicídios os ex-delegados da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico e de Roubos de Veículos e Cargas (respectivamente, Ronilson Medeiros e Marcos Machado). Com isso, eles emprestarão suas experiências no combate aos roubos e ao tráfico para reduzir os homicídios, pois os números mostram que 80% dos casos de assassinatos estão ligados às drogas”.

Especializadas

Ele explicou que, em relação ao roubo de carros, os levantamentos indicam que a maior parte dos casos ocorre para que os veículos sejam utilizados em outros crimes – assaltos, tráfico ou homicídios. “É esse triângulo criminoso que pretendemos atacar imediatamente”, acrescentou.

O delegado Paulo Cerqueira anunciou que tanto a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico como a Roubos de Veículos passarão a contar com dois delegados, cada uma, com grande experiência na área. A ideia é que a repressão a esses tipos de crimes sejam reforçadas.

Trabalho de inteligência

Outra novidade já definida é a ampliação do trabalho de inteligência da Polícia Civil, inclusive com o deslocamento de uma equipe e instalação de um núcleo desse setor na cidade de Arapiraca. “A inteligência é fundamental para o sucesso das investigações, e assim vamos reforçar esse trabalho”.

Análise criminal

O uso da análise criminal na repressão ao crime será outro ponto prioritário. Diariamente, o Departamento de Estatística e Informática fornecerá um relatório com os registros de ocorrências policiais no Estado, com local, horário e tipo de delito cometido. Será a partir da análise desses levantamentos que a Polícia Civil fará as suas intervenções.

Além disso, esse diagnóstico servirá para que outros setores do governo também possam intervir, cada um dentro de sua área, para reduzir os índices de violência. “Com isso, haverá condições das ações de saúde, assistência social, policiamento ostensivo, etc., serem desenvolvidas com maior precisão”, explicou.

Integração

A integração com os demais órgãos de segurança – Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar – também fazem parte das ações estratégicas e operacionais. “O superintente da Polícia Federal, inclusive já se prontificou a nos ajudar no trabalho de cumprimento dos cerca de três mil mandados de prisão que estão em aberto no Estado”.

O delegado-geral informou que, dentro das possibilidades financeiras da instituição, pretende promover a recuperação de delegacias de policia, com prioridade para aquelas que apresentam pior situação, e adquirir novos equipamentos. Ele disse ainda que irá buscar, junto com o Secretário de Defesa Social, Dário César, firmar convênios que possibilitem novas reformas dos prédios das unidades policiais do Estado, como agilizar as obras de reforma que estão sendo realizadas com recursos do Banco Mundial.

Concurso

Paulo Cerqueira reafirmou a necessidade da realização de concurso público para a Polícia Civil – já autorizado pelo governo estadual – como forma de aumentar o efetivo e oxigenar os quadros da instituição. Ao mesmo tempo, revelou que o governador Teotonio Vilela Filho sinalizou com a possibilidade de maior valorização dos policiais civis. “Tivemos uma reunião com o Sindpol (Sindicato dos Policiais Civis) e nos colocamos à disposição para intermediar as negociações para a implantação do Plano de Cargos e Carreira da categoria”.

“O momento é de unir forças para que os alagoanos tenham uma segurança pública de melhor qualidade e sentimos dos novos diretores essa disposição, de não medir esforços para que o programa Brasil Mais Seguro – Alagoas, realmente dê resultados”, completou o delegado-geral.