Geral
Hemoal implanta Núcleo de Nutrição para atender pacientes com doenças hematológicas
Além de disponibilizar assistência social, psicológica, odontológica e fisioterápica às vítimas de doenças hematológicas, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inova mais uma vez no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Referência em Alagoas para o diagnóstico e tratamento das doenças do sangue, o órgão implantou, nesta segunda-feira (9), o Núcleo de Nutrição do Ambulatório de Hematologia, que irá prestar atendimento diário aos pacientes acometidos por doenças como a Anemia Falciforme, Hemofilia, Aplazia, Leucemia, Púpura e Gaucher.
O Núcleo de Nutrição do Hemoal irá atuar com foco na melhoria da qualidade de vida dos pacientes hematológicos, por meio de atendimento ambulatorial individualizado, orientação e educação nutricional. Com isso, a direção do hemocentro alagoano espera contribuir para que os pacientes possam se alimentar de forma adequada, evitando alimentos que prejudiquem seus tratamentos, além de apostar em uma dieta balanceada e o mais natural possível.
Coordenado pela nutricionista Ana Dolores Cardoso, o Serviço de Nutrição do Hemoal será ofertado segundas e terças no horário das 13h às 17h e, nas quartas, quintas e sextas, no período das 7h às 13h. Para ter acesso ao aconselhamento nutricional, os pacientes e familiares devem agendar as consultas na recepção do Ambulatório de Hematologia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Nosso objetivo é ofertar mais um serviço de qualidade para os nossos pacientes, que sofrem de doenças hereditárias, muitas delas degenerativas e necessitam nutrir-se adequadamente. Como sabemos, o acompanhamento medicamentoso é importante, mas uma alimentação adequada, balanceada e natural é importante para o sucesso da cura e, quando isso não for possível, de uma vivência harmoniosa com a patologia a qual o paciente é vítima, frisou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
Profissional experiente
Com 26 anos de atuação no campo da nutrição, a responsável pelo Núcleo de Nutrição do Hemoal, Ana Dolores Cardozo, é formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pós-graduada em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade de Lavras, em Minas Gerais, ela já atuou na antiga Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no Hospital José Carneiro e Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe, em Aracaju.
Quero colocar toda a minha experiência em prol dos pacientes do Hemoal, que teve a preocupação de ofertar mais um serviço para melhorar o bem estar dos usuários do SUS. A partir de agora iremos trabalhar a importância da nutrição para a vida destes pacientes, orientando-os sobre quais alimentos eles podem consumir e como manuseá-los, salientou Ana Dolores Cardozo.
Como exemplo, ela citou o caso dos portadores de Anemia Falciforme, que frequentemente sofrem de dores hosteomusculares. Para evitar este problema, temos que alertá-los a não ingerir alimentos engordativos, que contribuem para o sobrepeso e, consequentemente, o desencadeamento destas dores, explicou, ao alertar que, nos casos destes pacientes, eles também serão orientados a não fazer ingestão de alimentos ricos em ferro e vitamina C, que contribui para a sua absorção no organismo.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube