Geral
Maragogi terá primeiro assentamento do país com campus de Instituto Federal
10/07/2012
A que devo a presença do senhor, prefeito?. Foi com essa pergunta que o agricultor Otacílio de Luna, de 46 anos, assentado de Nova Jerusalém, na cidade de Maragogi, litoral norte de Alagoas, ajudoua tornar realidade um feito inédito: a construção de um Instituto Federal (IF) de ensino em um assentamento.
Em uma cerimônia realizada às margens da AL 101 Norte, local da obra, no final da manhã de segunda-feira (09), foi assinado pela superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Lenilda Lima, o termo de cessão de uso de uma área de 12hectares para a construção da sede do campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maragogi.
Seu Otacílio viu o prefeito caminhando pelo assentamento e ficoucurioso. Fui perguntar o que ele queria e ele me disse que procurava uma área para construir uma escola. O agricultor, sem estudo, mas de grande visão, não pensou duas vezes: nós temos um local aqui, disse ao prefeito da cidade, se referindo a uma área comunitária doassentamento que, segundo ele mesmo, só trazia confusão.
A proposta foi levada aos companheiros assentados e aprovada. Daí, nasceu a parceria entre Incra, Ifal e a prefeitura de Maragogi, município com o maior número de assentamentos da reforma agrária no Estado, 18 no total.
O Ifal possui 11 campi em Alagoas e, em Maragogi, está instalado em uma sede provisória desde 2010, com 480 alunos nos cursos de Agroecologia e Hospedagem.
A ordem de serviço para o início das obras foi assinada e, com um investimento de 8,6 milhões de reais, as novas instalações terão uma área de 6.500 m², com prazo de conclusão de 12 meses.
De acordo com o diretor geral do campus, Dácio Camerino, além dos cursos já existentes, mais dois, Aquicultura e Gestão Ambiental serão ofertados pelo instituto. Implantando este IF, estamos implantando o desenvolvimento no chão cedido pelos assentados. E eles receberão capacitação, com os cursos de Agricultor Familiar e Fruticultor, que vamos oferecer, acrescentou.
Para a superintendente do Incra em Alagoas, Lenilda Lima, não poderia haver lugar melhor para a construção do instituto. Além de ser o município com o maior número de assentamentos do estado, será beneficiada com investimento em educação a população das outras cidades que formam a região da Costa dos Corais, afirmou.
A Costa dos Corais é formada por oito municípios do litoral norte de Alagoas: Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi, com uma população de mais de 117.500 habitantes, segundo dados do IBGE.
Mais lidas
-
1POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação das terras Xukuru-Kariri deve ser concluída até abril, afirma coordenador da Funai
-
3CAMPEÃ
Estudante palmeirense de 17 anos conquista 1º Lugar em Medicina na UFAL em ampla concorrência
-
4TV
Demitido da Globo, Bocardi foi condenado na Justiça a pagar R$ 580 mil a banco
-
5JUSTIÇA
MPT propõe que trabalhadores em situações diferenciadas sejam preservados de desligamentos pelo Hospital Veredas