Geral

Seagri capacita agricultoras em Boas Práticas de Fabricação e Manuseio de Alimentos

11/07/2012

Agricultoras da zona rural de Taquarana serão capacitadas, nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, em Boas Práticas de Fabricação e Manuseio de Alimentos. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio da Gerência Regional do Agreste. O treinamento será realizado na Escola Maria Iraci de Castro, na sede do município.

O grupo produz bolos, broas e doces a partir dos produtos da região, como mandioca e frutas, que são fornecidos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município.

De acordo com a nutricionista da secretaria que vai conduzir o treinamento, Vanessa Montes, o objetivo é repassar orientações sobre higiene e cuidados no preparo de alimentos beneficiados, garantido, assim, mais qualidade. A capacitação também é acompanhada pela assistente social Mariana Barbosa dos Santos.

Segundo a extensionista social da Seagri Valdenice dos Santos, o trabalho de capacitação de agricultores que fornecem aos programas sociais abrange outros municípios da região, como Craíbas, Limoeiro de Anadia, Feira Grande e Arapiraca. “A assistência técnica e a extensão rural, além de apoiar o cultivo, difusão de tecnologia e acesso a mercado, também desenvolve ações pela melhoria no processo de beneficiamento”, citou.

Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, a capacitação de agricultores é resultado de um trabalho comprometido do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

“Com treinamento, a produção melhora, ganha mais valor, o agricultor pode diversificar o beneficiamento e isso vai ter resultados na renda e na qualidade de vida das famílias. Por isso, temos a determinação do governador Teotonio Vilela de apoiar o pequeno agricultor, como estamos fazendo, para garantir a ele mais autonomia e melhores condições de produção”, salientou o secretário.

Essa iniciativa também faz parte do projeto estruturante da Seagri no Programa Alagoas Tem Pressa.