Geral

Profissionais de segurança terão cursos sobre homicídios e repressão a drogas

12/07/2012

Dentro das ações de fortalecimento da Polícia Judiciária para o enfrentamento à criminalidade no Estado, profissionais de segurança serão capacitados na área de investigação de homicídios e drogas ilegais. Com 60 vagas, o curso será ministrado no próximo mês em Maceió pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e faz parte do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas.

A realização do curso foi comunicada ao secretário da Defesa Social, Dário Cesar, pela coordenadora geral de Planejamento Estratégico e Projetos Especiais da Senasp, Cátia Emanuelli, durante encontro realizado nesta quinta-feira (12) na Seds. A capacitação é destinada aos policiais lotados nas delegacias especializadas de Homicídios e Repressão às Drogas.

“Esse é o momento de investir na formação continuada do profissional de segurança, principalmente na investigação de homicídios e combate às drogas, aproveitando a parceria com o Ministério da Justiça”, disse o secretário, acrescentando que a Defesa Social irá disponibilizar os recursos materiais necessários para o treinamento.

Segundo Cátia Emanuelli, os cursos de Investigação de Homicídios e de Repressão a Drogas Ilegais serão realizados, respectivamente, de 13 a 17 e de 27 a 31 do próximo mês, sendo 40 vagas para a capacitação em homicídios e 20 para drogas. A relação dos participantes deve ser encaminhada à Senasp até o final deste mês.

Na reunião, que contou ainda com a participação do novo secretário ajunto da Seds, Maurício Henrique, e de delegados da Força Nacional, foram discutidas medidas para a melhoria dos trabalhos da Delegacia de Homicídios, visando à agilização das investigações policiais no esclarecimento de crimes violentos e no cumprimento de mandados de prisão.

Ficou acertado que a Defesa Social, junto com a Delegacia Geral da Polícia Civil, irão reforçar a estrutura da nova delegacia, com mais viaturas – além das 10 disponibilizadas recentemente – e também normatizar a escala de plantão dos agentes e escrivães lotados na especializada. Dário Cesar também ficou de verificar junto à direção da PC a possibilidade de designar mais delegados para a Homicídios.

O secretário aproveitou para informar aos dirigentes da Senasp que o edital do concurso público para a Polícia Civil deverá ser lançado no próximo 23. Com relação à Perícia Oficial, a pasta está aguardando a sanção da lei de reestruturação do órgão, para promover os ajustes necessários no edital do concurso.