Geral
Ministério Público requer impugnação do petebista Petrúcio Barbosa em Palmeira dos Índios
16/07/2012
O que era público e notório em Palmeira dos Índios e criava uma grande expectativa entre a classe política local se tornou realidade na última semana, quando o Ministério Público Eleitoral ingressou, no último dia 9, com uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura contra o agropecuarista Petrúcio Barbosa, que requereu registro de candidatura a prefeito de Palmeira dos Índios, no cartório da 10ª Zona Eleitoral.
O motivo da impugnação requerida pelo Ministério Público Eleitoral é que Petrúcio Barbosa está incluso na chamada Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em 2008 pelo Tribunal de Contas da União.
Pelo que se sabe, Petrúcio Barbosa só poderá se candidatar a algum cargo eletivo após 2016, pois sua pena é de 8 anos, a contar desde a decisão proferida em 8 de julho de 2008.
A decisão do TCU – já havia sido fartamente divulgada por toda imprensa estadual e revelava que 140 políticos no estado de Alagoas estavam inaptos para concorrer ao pleito eleitoral que se iniciou no último dia 6.
Dever cumprido
A ação de impugnação contra o agropecuarista Petrúcio Barbosa na sua pretensão de ser candidato a prefeito, revela que a Justiça não está brincando quando se fala na aplicação da Lei do Ficha Limpa, um dispositivo legal de origem popular, que pretende punir os maus gestores.
O Ministério Público Eleitoral da 10ª Zona (na pessoa do promotor de justiça Maurício Amaral Wanderley) cumpre o dever de casa ao protocolar a petição que será decidida em breves dias (após ouvido a parte acusada) pelo juiz eleitoral da 10ª Zona Sandro Augusto Nunes.
Mais duas ações contra Petrúcio Barbosa
Além da ação de impugnação requerida pelo Ministério Público Eleitoral, o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) também protocolou na última quinta-feira, 11, uma ação de semelhante natureza à ingressada pelo Ministério Público Eleitoral. O MCCE deseja a impugnação de Petrúcio Barbosa por estra enquadrado na lei do ficha-limpa.
Além da ação de impugnação requerida pelo Ministério Público Eleitoral, o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) também protocolou na última quinta-feira, 11, uma ação de semelhante natureza à ingressada pelo Ministério Público Eleitoral. O MCCE deseja a impugnação de Petrúcio Barbosa por estra enquadrado na lei do ficha-limpa.
Outro que protocolou na última quarta-feira ação parecida foi a Coligação Palmeira crescendo e cuidando de você, representada por Helenilson Monteiro, através do escritório do advogado Marcelo Brabo (especialista em Direito Eleitoral).
A coligação é encabeçada pelo atual prefeito, o tucano James Ribeiro que é processado em Mato Grosso no Escândalo das sanguesugas, pelo artigo 288 como integrante de quadrilha ou bando.
Leia mais na edição desta semana da TRIBUNA DO SERTÃO
Mais lidas
-
1MAIS DE 7 MIL HECTARES
Demarcação em Palmeira dos Índios entra em fase decisiva e promessa é que saia até dezembro
-
2GUERRA NOS BASTIDORES
Câmara de Palmeira dos Índios interrompe sessão por falta de quórum em meio à pressão pela eleição da Mesa Diretora; votação da LDO é o ponto chave da batalha entre vereadores e prefeito-imperador
-
3UM MUSEU DE NOVIDADES
Primeiro escalado para time de Luísa Julia será um vereador eleito para abrir vaga para suplente Dindor
-
4HIPISMO
Amadora no hipismo, Shanna Garcia sonha com parceria para ser amazona de elite
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa acalorada na Câmara: Salomão Torres insiste na corrida pela presidência da Casa com apoio do prefeito-imperador