Geral

Seinfra discute projeto de irrigação no Sertão com representantes do MST

16/07/2012

Em reunião nesta segunda-feira (16), o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, discutiu com representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) o desenvolvimento do projeto de irrigação e abastecimento da Adutora de Usos Múltiplos, em Olho D’Água do Casado. O secretário ressaltou o compromisso da Seinfra para dar andamento ao projeto, fundamental para levar água à população dos assentamentos dos municípios de Olho D’Água do Casado, Delmiro Gouveia e Piranhas.

O projeto da Adutora de Usos Múltiplos foi iniciado e interrompido há cerca de 10 anos e agora será readequado pelo Governo Estadual, em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e levado ao Ministério da Integração Nacional. Um novo projeto executivo deve ser elaborado de modo a garantir a captação dos investimentos junto ao Governo Federal.

Na reunião, o secretário Marco Fireman, assumiu com o MST o compromisso de pleitear recursos para a retomada do projeto. “Estimamos em cerca de R$ 50 milhões os recursos necessários para finalizar a obra, que é importante não só para a irrigação, mas também para o consumo humano. Vamos agora elaborar um cronograma de trabalhos e buscar vencer a burocracia para iniciar as obras no primeiro trimestre de 2013”, disse Fireman.

Para os representantes do MST, a reunião com integrantes da Seinfra foi positiva. “Assumir o compromisso com o projeto já é um passo muito importante. Entendemos os trâmites burocráticos do Estado e sabemos que Alagoas não dispõe de recursos suficientes para agilizar uma obra desse porte. Mas o Governo Federal tem e esperamos que o compromisso firmado na reunião garanta o início das obras o mais rápido possível”, ressaltou a integrante da coordenação nacional do MST, Débora Nunes.

A Seinfra trabalha em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) para montar grupos de trabalho de atuação in loco, estudando a necessidade de investimentos para a conclusão de projetos de irrigação. O projeto da Adutora de Usos Múltiplos prevê a irrigação de áreas que serão destinadas a pequenos produtores do Sertão, previamente selecionados e capacitados, para a utilização da terra para a agricultura e a pecuária familiar. O Governo Estadual está avaliando alternativas estruturais, produtivas e fundiárias para viabilizar os projetos.

Também participaram da reunião o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima, o engenheiro do Incra em Alagoas, Hugo Santos, a secretária executiva do Comitê Estadual de Mediação de Conflitos Agrários, Cristina Rocha, e outros representantes da Seinfra, do MST e do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar.