Geral
Sem campus, Ifal não avança em Arapiraca; obras estão paradas há 4 anos e construtora dá calote em trabalhadores
22/07/2012
As intermináveis obras de construção do campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Arapiraca parecem que serão retomadas em alguns dias, após três anos paralisadas. A notícia foi dada pelo diretor geral da unidade, Fábio Ribeiro, durante entrevista exclusiva ao Sistema Tribuna de Comunicação.
Iniciadas ainda em 2010, quando as primeiras turmas iniciaram as aulas, as obras foram paralisadas oficialmente porque a construtora vencedora da licitação, a Grafite Engenharia LTDA., da Paraíba, teria abandonado as obras cerca de um ano após o início.
O terreno onde será localizado o campus ocupa uma área total de 129 mil metros quadrados e fica localizado às margens da Rodovia AL-110. O projeto foi ampliado com a intenção de aproveitar melhor o espaço, já pensando nas expansões.
A nova instalação do Instituto Federal de Arapiraca está orçada, hoje, em cerca de R$ 10 milhões, segundo o diretor geral da instituição. O projeto começou em R$ 4,5 milhões, mas contemplava apenas 10 salas de aulas. Após a construção, o campus será dotado de 16 salas, quadra coberta e um auditório com capacidade para 200 pessoas, revelou.
Além dessa estrutura, o campus terá, ainda, 12 laboratórios específicos, seis núcleos comuns para os dois cursos, um refeitório para 150 pessoas, biblioteca, área de convivência e anfiteatro. Para o futuro teremos um campo de futebol e piscinas, por exemplo, disse o diretor geral.
De acordo com o diretor Fábio Ribeiro, o novo processo licitatório já selecionou a nova construtora responsável pela construção da unidade. Trata-se da cambra Engenharia LTDA., que já iniciou a limpeza do terreno e as marcações do local.
A Ordem de Serviço já foi assinada há cerca de 20 dias e a regularização de documentos, obrigatórios para construções, já foi iniciada. O valor da obra já foi empenhado e a construtora terá 365 dias para entregar a obra pronta, explicou Ribeiro.
Segundo o diretor, as salas de aulas terão prioridade e deverão ser concluídas até dezembro. O ano letivo de 2013 será iniciado já na nova estrutura. Os demais espaços serão construídos logo na sequência, garantindo a segurança dos alunos e servidores, garantiu.
Alunos e cursos
O campus do Ifal em Arapiraca tem, hoje, 450 alunos matriculados em apenas dois cursos, Informática e Eletroeletrônica. No entanto, a intenção é ampliar a grade de cursos, com a construção da nova unidade. Os estudantes dos institutos federais cursam ao mesmo tempo o Ensino Médio e um curso técnico profissionalizante, com duração de quatro anos.
O exame de seleção terá suas inscrições abertas entre setembro e outubro. Já as provas deverão acontecer em novembro e as matrículas em dezembro. As datas ainda serão confirmadas e divulgadas pela direção da unidade. No total, 134 vagas serão ofertadas para as quatro novas turmas, duas em cada curso.
A estrutura da Escola Hugo Lima abriga o Ifal nos turnos matutino e vespertino, mas, segundo o diretor geral, o noturno deverá abrigar os cursos de duração média, em parceria com o Pronatec, como Assistente de Projeto Visual Gráfico, com duração de 160 horas, Eletricista, Agricultor Familiar, Desenhista da Construção Civil, entre outros.
Ainda este ano, deverá começar o Programa Mulheres Mil, voltado para 100 mulheres do Conjunto Brisa do lago e da comunidade Baixa da Onça. Além desse programa, deverá também começar o primeiro curso de pós-graduação do Ifal Arapiraca, com foco na Linguística.
Leia mais na edição impressa da TRIBUNA DO SERTÃO.
Mais lidas
-
1JOGO HISTÓRICO
Motivado, CSE enfrenta o Tombense na estreia na Copa do Brasil; veja prováveis escalações
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Crise Política? Salomão Torres, líder do governo de Luisa Duarte na Câmara renuncia ao cargo
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Após repercussão na Tribuna do Sertão, Câmara divulga apenas a folha de pessoal de vereadores e assessores, mas transparência ainda é falha; veja nomes
-
4ECONOMIA
Prefeitura de Maceió paga nesta sexta salários de servidores referentes ao mês de fevereiro
-
5RESSACA DE PRÉ-CARNAVAL
Reviravolta nas articulações políticas de Célia Rocha em Palmeira dos Índios; ex-prefeita encontra dificuldades em fechar alianças