Geral
Mídia nacional reconhece trabalho feito pela Segurança em Alagoas
O trabalho sistemático de combate à violência que vem sendo feito em Alagoas ganhou destaque na mídia nacional. A edição desta semana da revista Veja traz reportagem onde ressalta o sucesso do programa Brasil Mais Seguro que vem reduzindo os índices de criminalidade no Estado. Na reportagem que tem como título A cicatriz da alma, trazendo dramas de pessoas vítimas da violência, a Veja cita como exemplo a política de Segurança Pública adotada em Alagoas, onde os governos estadual e federal uniram-se para derrotar a criminalidade.
Esse modelo de investigação funciona bem, como mostrou um projeto-piloto dos governos estadual e federal em Alagoas, iniciado há um mês. Para reduzir a taxa de homicídios do Estado, que é a pior do país, a política estudou o perfil dos crimes, montou um plano estratégico de rondas de policiais militares, comprou equipamentos para os peritos e mandou que os policiais civis concentrassem a investigação nas primeiras horas depois do crime. Nos dez dias iniciais de julho, o número de mortes em Maceió caiu pela metade em relação ao ano passado. Dos treze crimes ocorridos no período, onze foram esclarecidos, enfatiza a reportagem da Veja.
Em outro trecho da reportagem, a revista destaca que em Alagoas, em junho deste mês, o Estado recebeu um investimento pesado em peritos e equipamentos de inteligência, comparando o trabalho conjunto feito entre os governos estadual e federal ao que foi feito na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, onde um compartilhamento de dados entre as duas esferas governamentais conseguiram reduzir a criminalidade em 65% no período de 15 anos.
Durante o fim de semana, o secretário de Defesa Social, Dário Cesar, já havia falado durante entrevista ao portal Tudo na Hora, que também trouxe reportagem especial destacando as ações de combate à violência em Alagoas, que a luta contra a criminalidade é contínua e duradoura, mas que os bons resultados já aparecem após a implantação do programa Brasil Mais Seguro.
É importante o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito. Mas é preciso lembrar que esse resultado é fruto de várias ações que estão sendo feitas para dar ainda mais segurança para o povo alagoano. Podemos citar como exemplo: os concursos públicos para aumentar o efetivo das polícias Civil e Militar, além da Perícia Oficial; a construção de um novo Instituto Médico Legal e de um novo presídio; a implantação do videomonitoramento; a ampliação do número de bases comunitárias, frisou Dário Cesar.
Mais lidas
-
1JOGO HISTÓRICO
Motivado, CSE enfrenta o Tombense na estreia na Copa do Brasil; veja prováveis escalações
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Crise Política? Salomão Torres, líder do governo de Luisa Duarte na Câmara renuncia ao cargo
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Após repercussão na Tribuna do Sertão, Câmara divulga apenas a folha de pessoal de vereadores e assessores, mas transparência ainda é falha; veja nomes
-
4ECONOMIA
Prefeitura de Maceió paga nesta sexta salários de servidores referentes ao mês de fevereiro
-
5RESSACA DE PRÉ-CARNAVAL
Reviravolta nas articulações políticas de Célia Rocha em Palmeira dos Índios; ex-prefeita encontra dificuldades em fechar alianças