Geral
Profissionais se atualizam sobre a abordagem de gestantes contra a transmissão vertical
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (26), mais uma ação com a finalidade de reduzir o número de casos de transmissão vertical (da gestante para o recém-nascido) de HIV/Aids. Médicos obstetras e neonatologistas de municípios alagoanos participaram de capacitação de manejo clínico, que visa preparar os profissionais das maternidades para atender as mães desde o início da gestação, impedindo que haja a contaminação do recém-nascido.
A capacitação, conforme destacou Mona Lisa dos Santos, gerente de Agravos Crônicos da Sesau, tem como finalidade implantar no Estado o serviço descentralizado nas maternidades de referência para gestantes com HIV e crianças expostas. A meta é o serviço atingir todas as casas maternais em Alagoas. Atualmente o serviço está presente em oito maternidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió em hospitais referência para quimioprofilaxia e medidas profiláticas, e uma em Arapiraca.
A gerente da Sesau informou que, a partir do momento em que as casas maternais adotarem essas medidas, é possível evitar a transmissão vertical do HIV/Aids em Alagoas. Ao se adotar medidas profiláticas desde a gestação, como manejo no momento do parto, exclusão da amamentação e a aplicação do AZT durante seis semanas, reduz-se a transmissão a 1%, disse.
Dados
Com o aumento do número de casos de Aids nos últimos anos, houve uma maior preocupação com as mulheres que passaram a ser infectadas, visto que, atualmente, para dois homens infectados há uma mulher. Por essa razão, Mona Lisa dos Santos revelou que há necessidade de estratégias para que crianças não tenham Aids.
Para a capacitação, foram convidados profissionais dos municípios de Penedo, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, União dos Palmares e Palmeira dos Índios. Durante a programação, a pediatra infectologista Adriana DÁvila e o obstetra João Batista falaram sobre a forma de abordar as gestantes nas unidades de saúde e as ações para manejo clínico das crianças desde a gestação, no parto e no pós-parto.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


