Geral
Estado minimiza transtornos causados por obra de abastecimento
Técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) reuniram-se, nesta quinta-feira (2), com moradores do bairro de Fernão Velho para apresentar medidas que devem diminuir os transtornos causados pela obra de substituição do Aqueduto Catolé Cardoso. A principal medida adotada será o calçamento das ruas, que deve ser refeito à medida que os trabalhos avançam. A população se mostrou satisfeita com as ações expostas pelos técnicos.
A Seinfra também disponibilizará o cronograma das obras para que os moradores do bairro acompanhem a sua evolução, aumentará a sinalização dos trechos em obras, além de buscar soluções para o problema de deslocamento dos moradores que dependem de tratamentos médicos diários, como o de hemodiálise.
Outra iniciativa da secretaria foi dialogar com a empresa de transporte urbano que opera no bairro para que os veículos cheguem o mais próximo possível dos trechos interditados, diminuindo o trajeto percorrido a pé pelos usuários.
Sobre o impacto social causado pela obra, a superintendente de Articulação de Projetos Sociais da Seinfra, Angela Paim, esclarece que é inevitável, mas justificado pelos benefícios que a conclusão do projeto proporcionará à população. Além disso, Angela afirma que o Governo do Estado está fazendo o possível para minimizar o impacto sobre o dia a dia dos moradores do bairro.
A obra está passando agora por ruas estreitas e acaba dificultando a passagem dos moradores da região. Entretanto, pedimos a compreensão de todos e lembramos que os transtornos são passageiros, mas os benefícios serão permanentes. Estamos fazendo de tudo para que o impacto sofrido pela população seja o mínimo possível, explica Paim.
Para o comerciante Alexandro Luna, as ações apresentadas pelos técnicos são as soluções para os problemas da população. A solução para o problema foi dada hoje. Entendemos que essa obra é muito importante, mas precisamos dessas medidas para que ela seja boa para todos, avalia.
Abastecimento
As obras de substituição do Sistema de Abastecimento de Água Catolé Cardoso fazem parte das ações estruturantes inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa. São aproximadamente 12 km de sistema sendo substituídos para levar água a 35% da população, localizada nas partes baixa e alta de Maceió.
Trabalho social
A Superintendência de Articulação de Projetos Sociais da Seinfra também vem dialogando com os moradores do conjunto Santa Maria, no Eustáquio Gomes. A população está sendo orientada para receber equipamentos públicos que serão construídos na comunidade.
De acordo com a superintendente Angela Paim, o objetivo da equipe é envolver e capacitar a comunidade para participar da gestão dos equipamentos comunitários. Esses equipamentos fazem parte das ações de promoção da sustentabilidade dos conjuntos habitacionais e servirão a comunidade como um todo. Por isso a importância do interesse e engajamento de todos, lembra.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3COPA DO BRASIL
Relacionado, Neymar deve jogar contra o CRB amanhã em Maceió
-
4ATAQUES
Houthis dizem que bombardearão o porto de Haifa, em Israel, para impedir a entrada de navios
-
5ROUBO
Loja da Tim é arrombada no centro de Palmeira dos Índios nesta terça-feira