Geral

Sistema mostra raio-X do desenvolvimento territorial

03/08/2012

Uma ferramenta tecnológica que ajuda a entender melhor o cenário social e econômico dos municípios que integram os 104 Territórios da Cidadania atendidos pelo Sebrae em todo o país. É o Sistema de Indicadores Socioeconômicos, uma plataforma projetada para cruzar informações armazenadas em diversos órgãos.

A partir da consolidação desses dados é apresentada uma radiografia do estágio de desenvolvimento de cada um dos 1.851 municípios que ficam nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. O gerente-adjunto de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Augusto Togni, conta que “o sistema oferece subsídios para a definição da melhor estratégia de intervenção nesses lugares”.

O Sistema de Indicadores Socioeconômicos é abastecido por bases secundárias de informação. São dados reunidos por diferentes órgãos, como Receita Federal, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) entre outros.

As informações identificam, por exemplo, os estágios do mercado local, as finanças públicas e o desempenho dos pequenos negócios. Com isso, é possível comparar municípios, territórios, estados e o Distrito Federal.

O gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae em Alagoas, Ronaldo de Moraes e Silva, diz que os dados são apresentados aos gestores e servem para mostrar a evolução no quadro de empregos, empreendedores individuais (EI) e arrecadação. “Os números servem como estímulo. Os gestores gostam de ver os dados organizados porque percebem com mais clareza a situação geral do município, e isso ajuda a promover ações conjuntas”, conta.

Outra vantagem do Sistema de Indicadores Socioeconômicos, explica o gerente-adjunto Augusto Togni, é o acompanhamento da evolução de formalizações de EI. “Com isso, o gestor do Sebrae escolhe a melhor solução e as medidas que devem ser adotadas para fortalecer as ações do município”.

A partir das informações do Sistema, o Sebrae também consegue apurar os segmentos que têm o maior número de micro e pequenas empresas (MPE) no comércio, serviços, indústria e agropecuária, além do peso desses empreendimentos nas economias locais, número de empregos e salários médios.