Cidades
Procon AL investe em campanhas educativas
Idosos, crianças e empresas são as novas frentes do órgão estadual de proteção e defesa do consumidor
Sem perder o foco no apoio direto ao consumidor, o Procon/AL tem investido cada vez mais em atividades de conscientização, como palestras, oficinas e campanhas educativas, envolvendo diversos públicos, como os idosos e as crianças. O outro lado dessa relação – empresas prestadoras de serviços, redes de lojas e supermercados – também está na mira do Procon, nesse caso, para fiscalização sobre a qualidade do atendimento e dos produtos e serviços oferecidos.
A criação do Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor Idoso é um bom exemplo. Com uma equipe de assistentes sociais, advogados e psicólogos, o Núcleo atende os idosos e os auxilia na solução de problemas, esclarecendo dúvidas e mostrando os direitos existentes nas mais diversas relações de consumo.
O superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha, afirma que o Núcleo também vai às instituições que trabalham com os idosos, promovendo palestras e treinamentos. “Com o crescimento da população idosa, aumenta o consumo e também os problemas. Por exemplo, 77% dos idosos fazem empréstimos consignados para algum membro da família e acabam se endividando. O idoso precisa ficar atento”, alerta.
Rodrigo Cunha explica que o Núcleo também conta com a participação de nove idosos em seus quadros, na faixa etária de 60 a 78 anos. Contratados através de edital, eles recebem um salário mínimo para atuar como fiscais dos direitos da pessoa idosa, entre outras atribuições.
“Não é uma ação assistencialista. Muitos idosos sabem quando os seus direitos são desrespeitados, eles são bons nisso. A maioria dos idosos está bem ativa e é referência dentro dos seus grupos. Nada melhor do que contar com a ajuda deles”, explicou o superintendente.
Procon Mirim
O trabalho com crianças sempre foi desenvolvido pelo Procon/AL. Nos últimos meses, as atividades se intensificaram e ganharam vida própria. O Procon Mirim é uma caravana multidisciplinar que visita escolas e instituições em Maceió e em diversas cidades do Estado.
“Utilizamos o teatro, a literatura – através das contadoras de histórias –, as brincadeiras infantis, jogos e cartilhas. Todo o conteúdo tem uma relação com a educação das crianças, para que desde cedo, elas conheçam os seus direitos como cidadãs. Isso é muito importante se levarmos em consideração que 80% de tudo que é consumido numa casa tem, de alguma forma, relação com as crianças”, destaca Rodrigo Cunha.
O superintendente do Procon também afirma que o trabalho desperta a criança e os pais para a necessidade de frear o consumismo. “Algumas crianças vivem mudando de celular. Conheci uma criança que já teve sete diferentes modelos de telefone. Elas precisam compreender que nem sempre a marca mais famosa é a melhor. A Feira de Brinquedos, uma atividade realizada por nós, mostrou que a criança pode ser muito feliz mesmo com um brinquedo já usado por outra”.
Somente na última ação do Procon Mirim, realizada em março na cidade de Arapiraca, 700 crianças foram atendidas, sem falar nos pais, tios e avós que sempre acompanham os meninos e meninas.
Procon in company
É um serviço voltado para a capacitação de funcionários das empresas alagoanas. A ideia é divulgar os direitos do consumidor, harmonizando a relação de consumo. Cursos, palestras e seminários são as ferramentas utilizadas para tentar reduzir os índices de reclamações dos consumidores. Deixar empresários e trabalhadores bem informados tem sido também uma boa estratégia de defesa do consumidor.
“Estamos trabalhando em diversas frentes, como o atendimento virtual ao consumidor. O Procon/AL foi o primeiro do País a fazer o atendimento completo através da internet. Hoje 89% das pessoas que nos procuram aqui conseguem resolver seus problemas, e isso é um grande avanço para o consumidor”, explicou o superintendente do Procon.
A sede do Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor Idoso do Procon fica na Rua Augusto Cardoso, S/N, Jatiúca (próximo ao antigo CSU, na Av. Amélia Rosa).
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