Cidades
Segunda reunião do grupo de trabalho do semiárido discute plano de ação estadual
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) recebeu nesta quarta-feira (18) representantes de diversos órgãos públicos com participação no grupo de trabalho do semiárido para discutirem combate à desertificação, um dos principais problemas de degradação da terra e pode ser causada tanto por questões humanas quanto climáticas e naturais e resulta em uma área com perda da capacidade produtiva.
O principal foco da reunião foi o Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação (PAE), apresentado pelo representante do Movimento Minha Terra (MMT), Ricardo Ramalho. Ele citou 46 municípios alagoanos que estão na área do fenômeno e 19 já estão em processo de degradação. Os números ajudam a acelerar a articulação e apresentação do plano.
Ramalho e o MMT ocupam o ponto focal não governamental ou sociedade civil do grupo em Alagoas. O deputado Judson Cabral também esteve presente como ponto focal parlamentar. Esses pontos são as representações de segmentos a partir de membros em potencial que compõem os grupos de combate à desertificação.
O PAE pretende intervir nas áreas susceptíveis à desertificação do estado através de planos que possam diminuir a ação do fenômeno e estudos práticos, como exemplificação em comunidades afetadas.
A meta para o lançamento do PAE a nível estadual é para o início do mês de dezembro deste ano, quando acontecerá o seminário estadual. O grupo pretende discutir mais sobre o PAE ainda na próxima reunião que ocorrerá na próxima segunda-feira (23) no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
3BOXE
Morre segundo pugilista em decorrência de lesão cerebral após evento de boxe no Japão
-
4COMUNICAÇÃO
Fernando Collor encerra negociações para venda da TV Gazeta a grupo mineiro, revela portal
-
5FISCALIZAÇÃO
Câmara de Palmeira dos Índios realizará sessão com foco no escândalo do IGPS e cobranças de transparência