Cidades
Arapiraca: Dengue tem redução de 161% no município
A secretária municipal de saúde de Arapiraca registrou uma redução significativa nos casos de dengue no município em relação ao ano passado.
De acordo com os dados do Boletim Informativo de Dengue – produzido pelo setor de informação e análise em saúde – foi realizado um comparativo entre os oito primeiros meses de 2012 e os primeiros oito meses desse ano .
No período analisado registrou-se 3.629 casos de dengue em 2012 , em 2013 tiveram 1.362 notificações. Isso significa uma redução de 161 %o. O mês de abril foi o que registrou o maior número de notificações, 939 e 347 respectivamente nos dois anos analisados. Já o mês de agosto apresentou o menor índice de casos de dengue, com 83 casos no ano passado e 97 este ano.
Segundo, Lausene Maria Lins , do setor de Informação e Análise da Vigilância Epidemiológica, os índices positivos mostram o resultado das ações de saúde realizadas pela município cujo objetivo é informar a população sobre os riscos da doença e como eliminar os focos do mosquito aedes aegypti. “ Mas ainda temos muito o que fazer no combate a esse mosquito, não podemos esquecer que a dengue de matar “ afirmou Lúcia.
Capacitação
Durante essa semana os técnicos da vigilância sanitária participaram de uma capacitação sobre a dengue. A capacitação foi solicitada ao departamento de Promoção à Saúde durante a reunião do Comitê Municipal da Dengue.
Valquíria Bastos , coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, disse que os fiscais da vigilância atuam em restaurantes, indústria, bares, clínicas, hospitais realizando as fiscalizações rotineira e muitas vezes encontram focos do mosquito . “Solicitamos essa capacitação para que nossos agentes adquiram mais conhecimentos sobre a dengue e o mosquito para informar e orientar o público durante as fiscalizações da vigilância, informou Bastos.
Mais lidas
-
1AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
2SUSPEITO
Polícia Civil divulga vídeo de suspeito de envolvimento na morte de jovem trans em Maceió
-
3PROBLEMAS NA FUNDAÇÃO
Técnicos do CREA e da UFAL apontam falhas e paralisam obra da maior estátua de Cristo do mundo no Pilar
-
4ARAPIRACA
Agricultura fortalecida: prefeito Luciano Barbosa lança quarta edição do Terra Pronta e assina convênio de R$ 700 mil para associações comunitárias
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda