Cidades
Prefeitura de Arapiraca inicia VII exposição Primavera dos Museus
A Prefeitura de Arapiraca por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na manhã desta terça-feira (24), a VII Primavera dos Museus, que nesta edição foca na “Memória e Cultura Afro-Brasileira”.
O evento acontece durante toda esta semana, e tem como parceiro o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tendo as exposições realizadas no Centro de Apoio à Educação Integral II e Planetário Municipal Casa da Ciência.
Estiveram presentes na composição da mesa, a subsecretária de Educação, Antonietta Marrone; a coordenadora do Planetário, Janice Gomes; as diretoras das escolas municipais Luiz Alberto e Manoel João, Laurinete Basílio e Márcia Lúcia, e a representante do Secretaria de Educação, Betânia Lira.
A subsecretaria Antonietta Marrone destacou a importância da magnitude que se é estudar a história e conhecer a descendência cultural afro-brasileira e quilombola.
“É um sentimento que devemos ter e admitir. Dentro de nós existem culturas e costumes trazidos da África pelos nossos ancestrais”, destacou a subsecretária, iniciando a VII Primavera dos Museus.
Antes da palestra da coordenadora do Instituto Raízes da África, Arízia Barros, o grupo cultural de dança Pérolas Negras, da Escola de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto, realizou uma intervenção artística baseada nos antigos costumes quilombolas.
A palestrante Arízia Barros foi bastante enfática em dizer que Alagoas é um estado rico em cultura, e que muitas dessas tiveram influência do povo negro proveniente dos quilombos, além de destacar o aprendizado escolar como premissa do entendimento e fim de ataques racistas.
“Somos todos filhos da mesma terra, não vejo a razão de um irmão criticar o outro. Levando esse conhecimento e a história do nosso povo às escolas, tenham certeza que o racismo poderá acabar. Não é fácil, mas também não é dificil combater esse ato covarde”, afirmou a coordenadora do Instituto Raízes da África.
A exposição continua durante os próximos dias 25, 26 e 27 de setembro, nas dependências do Planetário Municipal Casa da Ciência, situado no Lago da Perucaba, e no Centro de Apoio à Educação de Tempo Integral II, durante a manhã, tarde e noite, com a entrada franca.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5NA JUSTIÇA
Sentença expõe gestão do ex-prefeito-imperador: quem vai ressarcir a compra de terreno em área indígena feita por R$ 1 milhão com recursos públicos?