Cidades
Organização discute melhorias para a 2ª Cavalgada da Liberdade
A Secretaria de Estado Adjunta do Esporte realizou, na tarde desta quarta-feira (25), no Estádio Rei Pelé, a segunda reunião com integrantes da equipe organizadora da 2ª Cavalgada da Liberdade. O evento é realizado pelo governo de Alagoas, em parceria com o Ministério do Esporte, e acontecerá no dia 17 de novembro, percorrendo cerca de 50 km entre os municípios de União dos Palmares, Capela, Cajueiro e Viçosa, durante as comemorações da Semana da Consciência Negra.
Participaram do encontro o secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI; Victor Palmeira, assessor especial do ministro do Esporte; o secretário de Esporte e Lazer de Maceió, Pedro Vilela; a superintendente de Esporte e Desporto Escolar, Vânia Quintela; o major PM Pantaleão Ferro, do gabinete Militar; o coordenador técnico do evento Gláucio Macário, e representantes dos municípios envolvidos no evento.
Durante a reunião, os integrantes da comissão organizadora fizeram uma avaliação sobre os resultados da primeira cavalgada, discutiram e apresentaram propostas de melhoras e ampliação do evento nesta segunda edição, que deverá, segundo estimativas, dobrar o número de participantes.
“Esperamos realizar uma melhor que a do ano passado. Vamos corrigir as poucas falhas e reforçar o que teve de melhor na primeira experiência, que foi muito boa para todos os participantes”, explicou o secretário Jorge VI, enaltecendo a iniciativa do ministro Aldo Rebelo, que idealizou a cavalgada. “O certo é que o evento é uma realidade e já está efetivado no calendário cultural de Alagoas, pois resgata o legado do final da saga do nosso líder negro Zumbi dos Palmares”.
Segundo Victor Palmeira, a ideia do ministro Aldo Rebelo é continuar promovendo o evento a cada ano. “Nossa intenção é melhorar corrigindo os erros da primeira cavalgada buscando um maior envolvimento de todos os municípios da região e, junto com o governo estadual, tocar o projeto para expandir esse evento e colocá-lo no calendário esportivo e cultural nacional”, informou.
“A nossa expectativa é de um maior sucesso nessa segunda Cavalgada devido ao engajamento das prefeituras, trazendo o evento para dentro das comunidades que participam tanto da cultura como no esporte”, disse o coordenador técnico Gláucio Macário, ponderando que, nessa edição, com uma maior divulgação do evento e da exigência dos exames de anemia e mormo, poderão ser mobilizados entre 300 e 400 cavaleiros.
Vânia Quintela ressaltou a intenção da secretaria em aproveitar e agregar valores ao evento, realizando oficinas de gestores, atividades esportivas, culturais e de lazer nas comunidades envolvidas. “Estaremos com nossa equipe técnica e de professores de educação física, em parceria com os de outras secretarias de governo, acompanhando a cavalgada e promovendo ações de cidadania com campanhas de educação ambiental, recreação esportiva, lazer e atividades culturais”, informou a superintendente.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2EX-IMPERADOR NO BANCO DOS RÉUS
Queixa-crime de ex-vereador contra Julio Cezar tramita na Justiça em Palmeira dos Índios
-
3NO BOLSO DA PREFEITA
Câmara de Palmeira dos Índios rejeita requerimentos de fiscalização e escancara o acordão político com prefeitura
-
4DECISÃO MANTIDA
Tribunal de Justiça de Alagoas nega pedido da Câmara de Rio Largo e mantém prefeito e vice no cargo
-
5ASSASSINATO
Dono de pousada é assassinado em São Miguel dos Campos; PC descarta latrocínio