Cidades

Governador inaugura primeira unidade de ensino profissionalizante no sistema prisional

19/10/2013

O governador Teotonio Vilela Filho inaugurou, nesta sexta-feira (18), o Núcleo Senai/SGAP de Construção Civil, localizado dentro do sistema penitenciário. A iniciativa é uma parceria da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e vai oferecer cursos profissionalizantes aos custodiados.placadeeinauguracao
Alagoas é o primeiro Estado do Brasil a receber uma unidade de ensino profissionalizante dentro do sistema e o local conta com a mesma estrutura das oficinas e qualificações ofertadas à população em geral. O projeto pretende proporcionar oportunidade de emprego e renda para os reeducandos, aumentando as chances de reinserção na sociedade.
Teotonio Vilela destacou a importância da ação. “Quero deixar claro o valor da administração penitenciária para a sociedade alagoana, sobretudo no que diz respeito à ressocialização, devolvendo o reeducando com condições de contribuir com a sociedade de forma positiva. Ser o primeiro do país a ter um núcleo desses é motivo de alegria e incentivo”, disse.
Ele também falou diretamente aos custodiados. “Essa iniciativa, assim como o trabalho dos agentes penitenciários, é importantíssima para o Estado. Por isso, quero parabenizar a todos e também a esses reeducandos, que têm a coragem de se olhar no espelho e desejar uma mudança. Tenham fé, avancem, que esse investimento foi feito para facilitar a mudança de vida de vocês”.
O espaço onde ocorrerão as aulas foi montado com toda a estrutura necessária para a realização dos cursos. No local, serão ofertadas capacitações nas áreas de construção civil, hidráulica, elétrica, revestimento cerâmico, carpinteiro de obras, Instalador hidrossanitário, pedreiro de alvenaria, pintor de obras e armador de ferragens, além de cursos de informática.
O núcleo de construção civil vai funcionar no antigo Presídio Rubens Quintella, construído em 1955 e interditado em 2007, e fica anexo ao Núcleo Ressocializador da Capital. Para receber as atividades, o prédio foi totalmente reformado e adaptado, contando com a participação dos reeducandos em todo o processo.
O diretor regional do Senai Alagoas, Marben Loureiro, elogiou a atitude do Governo do Estado. “Isso é a materialização do sonho de alguns visionários. Nossa tendência agora é crescer e melhorar cada vez mais e, por isso, parabenizo o governador Teotonio Vilela, o secretário Dário César, e o superintendente Carlos Luna, que se empenharam para que isso acontecesse”.
Também estiveram presentes à solenidade de inauguração o secretário da Defesa Social, Dário Cesar; o secretário chefe do Gabinete Militar, coronel Luciano Silva; o superintendente geral de Administração Penitenciária, ten. coronel Carlos Luna; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Dimas Barros; o diretor da Perícia Oficial, João Alfredo; o desembargador Tutmés Ayran; o juiz José Braga Neto; o promotor da Vara de Execuções Penais, Cyro Blatter; e o presidente da Federação das Indústrias, José Carlos Lyra.