Cidades
Educação lançará três publicações durante Bienal do Livro
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) preparou diversas atividades para a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que tem início nesta sexta-feira (25), no Centro de Convenções de Maceió. Este ano, a novidade da programação é o lançamento de três publicações, sendo dois livros, um escrito por alunos e outro produzido por professores, e uma coletânea de artigos publicados na Revista Digital da Educação (Reduc).
As atividades da pasta durante os dez dias de evento envolverão contação de histórias, oficinas de teatro, origami e pintura, apresentações do cordel e de peça teatral e plantão de ensino de lógica. A 1ª, 13ª, 14ª, e 15ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), localizadas em Maceió, e 12ª, em Rio Largo, vão organizar algumas dessas ações, apresentando ainda projetos desenvolvidos por escolas de cada regional.
Um grupo de 23 servidores estará envolvido no estande da SEE durante a participação na Bienal, orientados pela comissão multissetorial composta por técnicos das superintendências de Rede, Sistema e Políticas da pasta.
“Nossa participação neste evento literário tão importante é uma forma de estimular o hábito da leitura e disseminar a vida e obra de escritores alagoanos. Além disso, quem visitar nosso estande vai ter a oportunidade de conhecer alguns projetos e programas desenvolvidos por escolas das CREs de Maceió”, explica Rosineide Urtiga, à frente da coordenação da comissão multissetorial da SEE na VI Bienal.
Lançamentos
Fruto do projeto “Nas Ondas da Leitura” e produzido por alunos do Ensino Fundamental da rede estadual, o livro “Lendas e Histórias de Alagoas” será lançado na próxima terça-feira (29) e contará com 30 textos, sendo dois por coordenadoria. Já no dia 1º de novembro, haverá o relançamento do livro “Alfabetização: Discussões Teórico-Metodológico”, coletânea de artigos sobre alfabetização e letramento idealizada por professores e técnicos da SEE e, por fim, a versão impressa da Revista Digital da Educação (Reduc), reunião de artigos científicos elaborados por educadores que será lançada no dia 2 de novembro.
A Bienal
De 25 de outubro a 3 de novembro deste ano, acontece em Maceió a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de sua editora, a Edufal, que conta com o apoio da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas.
A sexta edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas deve reunir representação de editoras universitárias e comerciais de todo o Brasil e do exterior, com a exposição de aproximadamente 22 mil títulos, proporcionando a estudantes, acadêmicos, professores e comunidade em geral o contato com material literário de várias áreas do conhecimento. A visitação estimada é de 200 mil pessoas.
As redes de ensino público e particular serão mobilizadas e as visitas, pré- agendadas e monitoradas, devem atender a mais de 70 mil alunos. A visitação escolar dá a dimensão do papel da Bienal no contexto educacional, que representa para os estudantes um aprendizado especial e diferente da rotina das aulas. Para as escolas, é um momento único de estimular e conscientizar suas turmas sobre a importância do livro e da leitura e a amplitude do universo literário.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
2NOVOS RUMOS
Manuela D’Ávila e o fim de uma era no PCdoB: divergências e um novo caminho
-
3DISCUSSÃO
Polícia registra duplo homicídio em Murici, após discussão por som alto
-
4LOCALIZAÇÃO
Atuação da rede Plid/AL e divulgação da mídia leva PRF a localizar criança e adolescente desaparecidas em Delmiro Gouveia
-
5MORTE
Claudia Leitte lamenta morte de bailarina: Uma menina de 21 anos