Cidades

Limoeiro de Anadia discute propostas para elaboração do Plano Municipal de Saúde

27/11/2013
Limoeiro de Anadia discute propostas para elaboração do Plano Municipal de Saúde

Representantes dos diversos setores da saúde de Limoeiro de Anadia se reuniram nessa terça-feira (26), na Escola Municipal Maria Julia, para discutir e objetivo planejar metas e ações a serem implementadas para o período de 2014 a 2017. A Plenária de Construção Coletiva do Plano Municipal de Saúde reuniu servidores e conselheiros municipais, além do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Benedito Alexandre.PlenariaLimoeiro
O secretário de Saúde do município, Wellington Diniz, falou sobre a importância da discussão. “Hoje estamos finalizando mais uma etapa de um trabalho que já vem sendo feito há muito tempo. Neste período realizamos miniconferências em vários povoados e, agora, de posse deste relatório, iremos fazer um mapeamento da saúde limoeirense e, consequentemente, traçarmos ações prioritárias para serem desenvolvidas nos próximos quatro anos”, frisou o secretário.
A Plenária também contou com a presença do representante do Conselho Municipal de Saúde, José Marques da Silva, da secretária municipal de Governo e primeira-dama, Eloísa Ferreira; da secretária de Administração, Jéssica Nayara; do padre Marlúcio, vereadores e comunidade em geral.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Benedito Alexandre, o evento mostrou que o setor de saúde no município está organizado e que a atual gestão trabalha de forma participativa. “Parabenizo a todos de Limoeiro de Anadia, nas pessoas do prefeito Marlan Ferreira e do secretário Wellington Diniz, por fazerem este tipo de deliberação transparente e democrática, ao contrário de muitos municípios, que constroem seus planejamentos a portas fechadas, sem a participação da sociedade”, elogiou Lisboa.
As ações implementadas pela atual gestão foram citadas durante o pronunciamento da secretária de Governo, Eloísa Ferreira, que citou as várias unidades de saúde construídas no município nos últimos cinco anos. “Na atual gestão nós já ganhamos cinco postos de saúde e outros cinco estão para ser entregues em breve. A dificuldade financeira enfrentada por Limoeiro não é local, mas nacional. Mesmo assim, o município sempre está disposto a atuar e oferecer uma saúde de qualidade para a população”, frisou Eloísa Ferreira.
No período da tarde, as atividades concentraram-se na realização de palestras. A primeira delas foi ministrada pelo secretário Wellington Diniz, que abordou o tema “Gestão em Saúde”. Cléa França, coordenadora do departamento de Planejamento, falou sobre o tema “Construção do Planejamento Municipal de Saúde”. E, finalizando, foi abordado o tema “Controle Social em nível de Saúde Pública”, ministrado por Benedito Alexandre.
Ainda foram debatidos os seguintes eixos: Condições de saúde da população, Determinantes e condicionantes de Saúde e Gestão em Saúde.
Cléa França explica que muitas das propostas aprovadas na Plenária foram debatidas anteriormente em oficinas realizadas nas unidades de saúde que apresentam maior demanda, como as do Distrito Pé Leve, dos povoados Genipapo e Cacimbas e do Centro de Saúde de Limoeiro.
Nas oficinas, foram elencadas  as dificuldades enfrentadas e sugeridas melhorias para o setor. Entre as principais sugestões destacam-se a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (USBs), melhoria da infraestrutura e dos serviços ofertados nas já existentes, formação continuada dos profissionais de saúde e elaboração do Plano de Cargos e Carreira (PCC) da categoria.
Essas propostas irão compor o Plano Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia, juntamente com outras apresentadas durante a Plenária desta terça-feira que, segundo Cléa França, somam mais de trinta.