Geral

Moradores do Jacintinho recebem atendimento durante ação da Saúde

29/11/2013
Moradores do Jacintinho recebem atendimento durante ação da Saúde

Os moradores do bairro do Jacintinho receberam nesta sexta-feira (29) atendimento de saúde em diversas áreas. A iniciativa foi promovida pelo governo do Estado em parceria com o município de Maceió e a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (APAE). As ações foram realizadas no Ginásio de Esporte Arivaldo Maia.mutiraodasaude2
Durante o mutirão, foram ofertados mais de 2 mil atendimentos nas especialidades de oftalmologia, vascular, otorrinolaringologia, ortopedia, de triagem de cirurgias de varizes, catarata, adenóide, amídalas e exames laboratoriais. A ação contou com a participação do governador, Teotonio Vilela Filho, e do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas
“O mutirão representa um esforço governamental para oferecer a população consultas especializadas e promover a diminuição das filas de espera em centros de referência. O governo do Estado tem atuado junto com a administração municipal para a ampliação e qualificação dos serviços de saúde na capital”, ressaltou o governador .
Na ocasião, o secretário estadual de Saúde, Jorge Villas Bôas, explicou que o mutirão contribui na prevenção e diagnóstico de problemas graves. “O diagnóstico precoce de problemas vasculares e ortopédicos pode evitar a realização de cirurgias e sequelas graves”, afirmou o secretário, destacando ainda que os atendimentos nas especialidades de ortopedia e vascular representam metade de todos os atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE).
Jorge Villas Bôas ressaltou ainda o investimento do governo na área da Atenção Básica. Segundo ele, a grande parte das demandas da saúde pode ser resolvida na Atenção Básica, por isso a gestão estadual assumiu o compromisso e investe na estruturação de Unidades Básicas de Saúde, Programa Saúde da Família  e distribuição de medicamentos.
Durante o mutirão, a paciente Marineide Conceição elogiou a ação do governo e disse que participou do mutirão no Bendito Bentes, onde realizou exames oftalmológicos. “Eu recebi uma ligação para comparecer a este mutirão para realizar exames complementares e agendar o recebimento dos óculos”, explicou. De acordo com Marineide, a iniciativa é importante, pois possibilita o atendimento a diversas consultas especializadas.
A aposentada Márcia dos Santos, que também participou da ação, recebeu o diagnóstico de catarata e já teve sua cirurgia agendada pela equipe médica. “Fiquei surpresa com o resultado, mas também feliz por ter sido atendida de forma rápida, evitando assim o agravamento do problema”, afirmou, informando que todos os procedimentos cirúrgicos e tratamentos necessários já foram agendados no próprio local do mutirão.