Geral
SEE promove III Encontro de Trabalho para construção do Referencial Curricular

Teve início na manhã desta segunda-feira (2) o III Encontro de Trabalho para construção do Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas. O evento, que está sendo realizado no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), reuniu cerca de 250 professores das 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A programação ainda envolve atividades nesta terça (3) e quarta-feira (4).
Os educadores convidados a participar do Encontro atuam na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e nas cinco áreas do conhecimento: Linguagem, Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
O Referencial Curricular se constitui em um documento indispensável à melhoria da prática pedagógica das escolas da rede estadual, de modo que o objetivo maior da ação é garantir a participação efetiva dos professores na reorganização dessas ações.
De acordo com a gerente de Organização do Currículo Escolar, Maria Vilma da Silva, o projeto inicial previu a realização de três encontros presenciais com a participação dos educadores. O primeiro deles teve a intenção de sistematizar o conhecimento escolar relacionado aos campos componentes curriculares, já o segundo teve como mote a sistematização de cada área do conhecimento e o atual, objetiva a sistematização das orientações didático-metodológicas para o desenvolvimento da prática pedagógica.
“A construção de todo o referencial curricular conta com a ampla participação dos professores na sistematização do documento, até sua finalização e publicação”, explica a gerente. “O que nós queremos é que todo esse esforço conjunto se converta na melhoria da qualidade do ensino e que reflita nos resultados da aprendizagem dos alunos”, destaca Vilma.
Durante a manhã, os participantes ainda assistiram à palestra “A prática pedagógica organizada a partir dos eixos pesquisa e letramentos”, conduzida pelo Prof. Dr, Sérgio Ifa, e à palestra “Modalidades organizativas da prática pedagógica”, conduzida pelo Prof. Msc. Ricardo Lisboa. Os dois dias de evento que seguem servirão para dar continuidade às oficinas de construção do Referencial.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
5POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?