Geral
Fagner é destaque no Aplauso
Esta semana, o Aplauso comemora os 40 anos de carreira de Fagner, cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor. O artista cearense vem sendo incluído na lista dos maiores cantores de música latina, principalmente pela sua filiação com outros músicos latinos não brasileiros.
O programa tem produção de Givaldo Kleber e vai ao ar nesta sexta-feira (6), das 16h às 18h, pela Rádio Difusora de Alagoas; e domingo (8), das 10h ao meio-dia, na Rádio Educativa FM.
Desde criança, Fagner mostrou-se interessado por música. Com apenas cinco anos de idade, tirou o primeiro lugar num concurso de cantores infantis em homenagem ao dia das mães, promovido pela Rádio Iracema de Fortaleza. Nos colégios onde estudou, formou grupos vocais e conjuntos de rock. Em 1968, já tendo composto diversas músicas, participou do IV Festival de Música Popular do Ceará e tirou o primeiro lugar, com a composição “Nada sou”, feita em parceria com Marcus Francisco.
Uma das primeiras a se interessar pelo que Fagner produzia foi Elis Regina. No show que fazia no Teatro da Praia, no Rio, ela passou a cantar não só Mucuripe, como também Cavalo ferro e Noves fora.
Apresentado por Eduardo Ataíde ao pessoal do Jornal O Pasquim, o cantor fez seu primeiro registro fonográfico pelo projeto Disco de Bolso. Ocupou um dos lados do compacto, com Mucuripe; enquanto Caetano Veloso, no outro lado, cantava uma nova versão de A volta da Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. Tudo isso, antes de lançar Manera Fru Fru, manera, o LP de estreia, que saiu em 1973. O cantor e compositor cearense atribui o lançamento desse álbum como o marco oficial do início da carreira.
Fagner, ao longo desses 40 anos de estrada teve muitos êxitos, entre os quais o lançamento de 40 discos, incluindo dois com Luiz Gonzaga e um com Zeca Baleiro, e quatro DVDs, com mais de 10 milhões de cópias comercializadas; uma grande popularidade e algumas polêmicas.
Mais lidas
-
1APOSTAS
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 140 milhões
-
2BRIGA NO FUTEBOL
Disputa por R$ 750 mil agrava crise administrativa no CSE e expõe ingerência da Prefeitura
-
3PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Prefeito de Estrela de Alagoas, Aldo Lira, comemora conquista do Selo UNICEF 2024: "Um legado para nossa gestão"
-
4POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
5LOCALIZAÇÃO
Atuação da rede Plid/AL e divulgação da mídia leva PRF a localizar criança e adolescente desaparecidas em Delmiro Gouveia