Geral
Trama de ‘Alexandre e Outros Heróis’ mostra o lado cômico de Graciliano Ramos
O Graciliano Ramos árido e sisudo não é o que se apresenta em “Alexandre e Outros Heróis”. Segundo o diretor Luiz Fernando Carvalho, o que se vê nessa narrativa literária é uma verve “encantadora, leve, sutil, lírica e ao mesmo tempo cômica”.
Nesta adaptação de Luís Alberto de Abreu, o que se coloca em evidência é o tom de teatro de feira da obra.
“Não que Graciliano Ramos seja isso, mas ele tem um jogo entre os ouvintes e o contador que, sem recurso nenhum, tem de fazer a coisa acontecer. E o Alexandre é isso, ele está em sua sala, contando histórias.”
Na trama, Ney Latorraca é um contador de histórias sonhador e mentiroso que tem como plateia sua mulher Cesária (Luci Pereira), a afilhada Das Dores (Marcélia Cartaxo), o embolador Libório (Marcelo Serrado), o curandeiro Gaudêncio (Flávio Rocha) e o cego Firmino (Flávio Bauraqui) — antagonista de Alexandre, que questiona e debocha de suas narrativas.
Abreu conta que, na adaptação, criou outras histórias para os personagens –exceto para Alexandre– para que eles pudessem interagir.
Como a história é conduzida por Alexandre, que mente, nunca se sabe se a coisa é real ou não. Há também cenas de humor.
A princípio, a atração só teria o conto “O Olho Torto de Alexandre”, no qual o protagonista conta que ficou com o olho desse jeito após cavalgar uma onça, mas “A Doença de Alexandre”, que é parte do livro de Graciliano, entrou a pedido de Carvalho.
O diretor não sabia da internação de Latorraca quando o chamou para o papel, mas resolveu incluir o conto em que Alexandre é dado como morto e volta à vida quando notou que Latorraca ainda estava abatido pela experiência que tinha vivido. “Quando ele leu, foi uma alegria absurda”. diz Carvalho.
Latorraca é ator principal
‘Alexandre e Outros Heróis’ marca a volta de Ney à televisão, depois , há um ano, ter passado quase 50 dias internado por conta de uma inflamação no peritônio que o fez passar por cirurgia e o deixou sem andar nem falar. O ator de 69 anos contou que ficou muito debilitado com a cirurgia e chegou a temer o pior.
Em homenagem aos 60 anos de morte do autor Graciliano Ramos, a Globo exibirá no dia 18 de dezembro o especial ‘Alexandre e Outros Heróis’. O especial é uma adaptação de dois contos do escritor alagoano: ‘O olho torto de Alexandre’ e ‘A morte de Alexandre’. O texto adaptado por Luís Alberto de Abreu e dirigido por Luiz Fernando Carvalho narra a história de um típico mentiroso do sertão, o velho Alexandre, interpretado por Ney Latorraca.
“A sensação que tenho é a de renascer com esse trabalho. E o Luiz Fernando põe isso no especial. Ele criou uma cena em que falo ‘Não me leva agora. Não! Espera!’. E eu gritando, ‘mãe, mãããããe!’. Nossa, é muito forte isso, mexeu comigo”, contou Ney.
Mais lidas
-
1APOSTAS
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 140 milhões
-
2BRIGA NO FUTEBOL
Disputa por R$ 750 mil agrava crise administrativa no CSE e expõe ingerência da Prefeitura
-
3PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Prefeito de Estrela de Alagoas, Aldo Lira, comemora conquista do Selo UNICEF 2024: "Um legado para nossa gestão"
-
4POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
5LOCALIZAÇÃO
Atuação da rede Plid/AL e divulgação da mídia leva PRF a localizar criança e adolescente desaparecidas em Delmiro Gouveia