Geral
Vice-governador José Thomaz Nonô visita Canal do Sertão

O vice-governador José Thomaz Nonô liderou uma visita a pontos estratégicos do Canal do Sertão, no município de Olho d’Água do Casado, nesta terça-feira (17). Membros dos conselhos de Proteção Ambiental e Integrado de Políticas de Inclusão Social conheceram trechos importantes da maior obra de infraestrutura hídrica executada no Estado.
As visitas começaram na Estação Elevatória, onde fica a Casa de Bombas, que realiza a tomada d’água para abastecimento do Canal. Em seguida, o grupo foi ao marco zero do Canal do Sertão, onde também conheceram o projeto de irrigação de plantações dos agricultores familiares da região.
Os kits de irrigação foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), que instalou os canais para mais de 40 produtores. A ação conta com recursos da ordem de R$ 500 mil do Fecoep. Com o êxito da iniciativa, de acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Edson Maruta, o projeto deve chegar a mais de 600 kits de irrigação com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social.
A variedade de solo ao longo do Canal pode ser observada através da produção dos pequenos agricultores, que produzem sorgo, palma, capim, cana, milho, feijão, melancia, morango, e demais hortaliças e frutas. O grupo visitou a Unidade Demonstrativa de Produção Forrageira, no quilômetro 65 do Canal. “Esta obra está gerando renda para os produtores, além da garantia da alimentação, também para os animais e a venda desta produção”, disse o vice-governador Nonô.
No Mirante do Desemboque, a comitiva conheceu o Canal Retangular 5, a Ponte Canal 7 e o Túnel Mandacaru que irá facilitar o escoamento de água ao longo do Canal do Sertão.
Para o vice-governador, a obra estruturante sintetiza as ações do Governo. “O Canal do Sertão encanta a todos. Ele irá redefinir o futuro, que será próspero e irá multiplicar e firmar os pequenos agricultores. Encerrar as atividades dos conselhos com esta visita reforça a nossa fé e mostra que, mesmo com dificuldades, a gente avança. Conhecemos de perto a engenharia e a técnica daqui que está transformando Alagoas”, declarou Thomaz Nonô.
Canal do Sertão
A obra tem um projeto de 250km de extensão, com o objetivo de levar água do Rio São Francisco até Arapiraca. O Governo de Alagoas já concluiu e entregou 65km.
Mais lidas
-
1SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
2Crônica
E o imperador foi embora
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Pressão da Tribuna do Sertão acelera nomeação e ex-assessor assume Secretaria de Governo e confirma mando remoto do ex-imperador via WhatsApp