Artigos
A saga dos Veiga (XXXVIII)
Às vésperas do Natal de 2013, reafirmo o meu propósito de escrever cinquenta crônicas versando sobre a SAGA DOS VEIGA DE PAULO JACINTO que, na Administração do probo prefeito Ivanildo Pereira, bem como da vice-prefeita Maria Zilda, comemorou-se em grande estilo os sessenta anos de Emancipação Política. Isto é, seis décadas de independência do Município de Quebrangulo, terra do inolvidável escritor Graciliano Ramos, ex-prefeito de Palmeira dos Índios na década de trinta.
Por essas razões, dedico este capítulo ao insigne primo/irmão doutor Judá Fernandes de Lima, autor do festejado livro – Um Genuíno Tangerino – que, por sinal, tem sido fonte de minhas pesquisas. E, portanto, merece apreço/consideração/carinho de todos os descendentes do saudoso José Luís da Veiga Lima, capitão Cazuza, nosso avô materno cujos restos mortais descansam no interior da Capela São Lourenço.
“ Nasceu em Viçosa/AL ( 25.3.33), onde cursou o Primário/Ginásio ( 1944/1951). O Científico em Maceió ( 1952/1954). Graduou-se pela Faculdade de Medicina em l960. Radicado em Arapiraca há mais de quarenta anos. Ainda exerce a Medicina na Casa de Saúde e Maternidade N.S. de Fátima.” Idelizada/criada pelo seu irmão saudoso Dr. José Fernandes de Lima que partiu precocemente deixando marcas indeléveis que a poeria do tempo não conseguirá apagar.
Diga-se, de passagem, o preclaro escritor é filho do casal João Fernandes da Costa /Gertrudes Magna de Lima Costa. Ela irmã de minha inesquecível genitora – Maria Veiga da Rocha – que, merecidamente, desfruta das benesses divinas. E, portanto, ainda sinto saudades de suas sábias lições de vida.
O renomado médico Judá Fernandes de Lima, sócio efetivo da Associação Alagoana de Imprensa, pode-se dizer um homem sortudo. Casou-se com a cordelista Almira Gouveia Alves Fernandes. Assistente Social número um, e, por isso, tem sido a verdadeira esposa, companheira inseparável daquele que escolheu para lhe oferecer uma bela família composta de filhos e netos notáveis.
Na qualidade de médico, o preclaro primo tem se dedicando à terra de Manoel André e cidades circunvizinhas. Educado, fidalgo no trato com as pessoas, e, principalmente, um homem público probo. Nunca cometeu falhas humanas. Muito pelo contrário, somatório de acertos em prol da Medicina interiorna há mais de cinquenta anos.
Como escritor nacional, arrebatou vários prêmios literários. Inclusve, fora premiado com sua crônica “ A Toalha do Noivo “ no III Concurso Científico e Literário da Academia Alagoana de Medicina. Afora isso, noutros certames de relevo fora aquinhoado com medalhas e trítulos merecidos.
Cidadão Honorário de Arapiraca, membro efetivo/participativo do Clube de Serviços Lions Clube. Católico praticante, temente a Deus e, sobretudo, vocacionado a servir à coletividade que se encontra inserido. E, sendo assim, tem a admiração de todos que acompanham à sua bem-secedida trajetória.
Octogenário é bem verdade, mas lúcido nas suas múltiplas atividades em benefício da cidade que lhe recebeu de braços abertos feito Cristo Redentor na Cidade Maravilhosa. Excelente esposo, bom pai, avô coruja que afaga os netos que lhe dão muito prazer de curtir a vida decentemente.
Assim sendo, tornou-se embaixador da próspera cidade que migrou atendendo o apelo de seu querido/inesquecível mano Dr. José Fernandes de Lima, genitor do vice-prefeito de Arapiraca, publicitário Yale Fernandes, filho da professora de francês Yêda Barbosa.
Por fim, felicito-o pela grandeza de caráter e, principalmente, pelos relevantaes serviços prestados à família dos VEIGA DE PAULO JACINTO.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos