Geral
Alagoas receberá R$ 10 milhões para a seca


Com liberação de recursos, Estado poderá investir em carros-pipa no combate à seca em 37 municípios alagoanos
O Governo Federal vai liberar nos próximos dias recursos de R$ 10 milhões para minimizar os efeitos da seca em 37 municípios do semiárido alagoano. A medida faz parte do reconhecimento por parte da União da situação de emergência que atingiu as cidades do Sertão para amenizar os danos causados pela maior seca que atingiu Alagoas nos últimos tempos.
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (13).
Com a publicação, o Estado se habilita a receber recursos federais. “Esse reconhecimento por parte do governo federal nos habilita a receber esses recursos para investimentos em carros-pipas, bem como na compra de ração animal”, informa o coordenador Estadual da Defesa Civil em Alagoas, tenente-coronel Edvaldo Nunes.
Ele explica ainda que o reconhecimento do estado de emergência por parte do Governo Federal não significa uma prorrogação da medida. “Não existe prorrogação de estado de emergência. O que há é um novo decreto”, esclarece Nunes.
Para o secretário Executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas, major Bombeiro Militar Sandro Cavalcante, o reconhecimento é mais célere, agilizando o recebimento dos recursos.
“O reconhecimento federal possibilita a vinda e aplicação de recursos federais no combate à seca, o que tem ocorrido com mais celeridade devido ao novo sistema de informações, em que os municípios afetados informam diretamente à União os dados essenciais a este procedimento”, completa o major.
Mais lidas
-
1NESTE SÁBADO
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão em Maceió
-
2TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição
-
3ESCOLHA
Cardeais esperam que conclave para eleger próximo papa seja rápido
-
4EDUCAÇÃO
Políticas públicas de melhorias salariais para servidores da Educação marcam a gestão de JHC
-
5
Para 2026, vem aí um ‘novo Arthur Lira’ como candidato ao Senado Federal