Geral

Maternidade Nossa Senhora da Guia é reconhecida como Hospital Amigo da Criança

30/01/2014
Maternidade Nossa Senhora da Guia é reconhecida como Hospital Amigo da Criança

    Com atendimento exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Nossa Senhora da Guia, que integra a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, foi reconhecido, nessa quarta-feira (29), como Hospital Amigo da Criança. A conquista se deve à maternidade ter cumprido os dez passos para o sucesso do aleitamento materno em 2013. A partir de agora, o Estado de Alagoas passa a contar com oito hospitais reconhecidos, totalizando 321 no País.hospitalmigo
O título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) faz referência à meta de mobilizar os funcionários que atuam na instituição de saúde com informação, além da adoção de leis que protejam o trabalho da mulher que está amamentando, o apoio de rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno e o combate a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras.
De acordo com Sylvana Medeiros, secretária adjunta de Estado da Saúde, é necessário que o Hospital Nossa Senhora da Guia dê continuidade aos passos da IHAC a partir desse reconhecimento. “É um privilégio a maternidade receber o título de Hospital Amigo da Criança, pois sabemos o quanto é difícil desenvolver as responsabilidades para com a gestante e o bebê”, discursou a gestora estadual.
Ainda segundo a secretária adjunta de Estado, a iniciativa colabora para a redução da mortalidade infantil. “O Estado de Alagoas reduziu em 83% o índice de mortalidade infantil, superando a meta nacional, em 2013. Com a oitava instituição de saúde de Alagoas a receber o título de Hospital Amigo da Criança, vamos contabilizar índices ainda melhores no futuro, graças a atuação de gestores e profissionais comprometidos”, esclareceu.
“O nosso sonho era ter uma maternidade para o SUS”, relembrou Humberto Gomes de Melo, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, quando em 2009 surgiu o Hospital Nossa Senhora da Guia, com a qualidade de assistência obstétrica com profissionais plantonistas nas especialidades de obstetrícia, pediatria e anestesia, dedicados exclusivamente aos usuários SUS, atendendo a uma demanda de 25% dos partos normais realizados em Maceió – principalmente das mães que residem no bairro do Jacintinho.
As vantagens para a instituição em ser credenciada pela IHAC é garantir um ambiente mais calmo e tranquilo, ter menor taxa de infecção neonatal, estimular o trabalho em equipe, melhorar a imagem e alcançar maior prestígio, tornar-se mais seguro e obter vantagens econômicas.
O coordenador geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS), Paulo Bonilha, esclareceu que o reconhecimento é uma vitória do SUS. “O Hospital Nossa Senhora da Guia passa a fazer parte de um grupo seleto de hospitais que existem no mundo, sendo o oitavo a ser credenciado em Alagoas, totalizando 321 no País”, explicou.
Também participam da solenidade, João Augusto, vice-provedor da Santa Casa; Luciano Amorim, gestor médico do Hospital Nossa Senhora da Guia; Socorro Marques Luz, gerente estadual da Saúde da Criança; e Suzângela Dória, coordenadora da Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde de Maceió.

    IHAC – A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.