Geral
Índios ocupam Secretaria de Educação e pedem melhorias em escola
Um grupo de índios da tribo Xucuru kariri de Palmeira dos Índios ocupou, nesta segunda-feira, 3, de forma pacífica, a Secretaria de Estado da Educação e Esportes (SEE), localizada no Cepa, no bairro do Farol. Os representantes da comunidade indígena, estão solicitando uma audiência com a participação da SEE, Conselho Estadual de Educação, Ministério Público Federal e Funai para discutir os problemas relativos ao funcionamento de escolas de educação indígena na região.
Segundo o Pajé Celso Celestino, a escola Pajé Miguel, foi fechada para reforma em abril de 2012 e desde então permanece sem funcionar. Os índios disseram que o telhado havia sido demolido para construção de um novo, mas esse reparo não foi feito. Para não deixar os alunos sem aula, a própria comunidade construiu um galpão de taipa e lona, com divisórias feitas de TNT, que tem funcionado de forma precária.
Outra reclamação dos índios é quanto à falta de funcionários para trabalhar na escola. Eles afirmam que não há professores suficientes, nem servidores para ajudar na limpeza e confecção da merenda escolar.
A Secretaria de Educação agilizou uma reunião entre representantes da comunidade e funcionários da SEE. Somente ao final da reunião a Secretaria irá se pronunciar sobre as medidas que serão adotadas para resolver a situação.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2FUTEBOL
Ídolo no Inter e com passagens por Santos, seleção e Japão, Leandro Damião dá adeus ao futebol
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ASSEMBLEIA
Cibele Moura denuncia feminicídio e cobra mais respeito às mulheres
-
5
Instituição Amigos do Bem lança livro sobre seu trabalho de 20 anos no sertão nordestino


