Geral

Idosos alagoanos contam com órgão para proteção e defesa dos direitos

05/02/2014
Idosos alagoanos contam com órgão para proteção e defesa dos direitos

    Criado em 2009 a partir do convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seads) com o Governo Federal, o Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi) de Alagoas, continua sendo referência no trabalho de auxílio à melhor idade.

Lúcio Rocha

Lúcio Rocha

Realizando ações de prevenção, atendimento psicológico, social e jurídico ao idoso e sua família, em situações consideradas de vulnerabilidade ou até mesmo violência, o órgão busca proteger e defender os direitos da melhor idade, além de procurar fortalecer as suas estruturas familiares.
Somente em 2013, foram 330 casos levados até o Centro. Destes, aproximadamente dois terços foram resolvidos por meio de audiências conciliadoras proporcionadas pelo Ciappi, segundo explicou o coordenador administrativo da entidade, Lúcio Rocha.
“O nosso trabalho é a porta que abriga os idosos, um último alento. Recebemos as denúncias, e as nossas equipes passam a acompanhar as situações, de modo a buscar alternativas para resolvê-las sempre na base da conciliação. Muitas vezes, as questões que chegam pra nós, dependem apenas do bom senso das pessoas, ponto de equilíbrio que nós buscamos atingir nas nossas reuniões”, explicou.
Também de acordo com Rocha, as principais demandas que chegam ao Ciappi, envolvem a extorsão financeira dos idosos. Além destes, outros casos recorrentes se relacionam a agressões psicológicas, atos de negligência, e em raros casos, até agressões físicas.
“Todas as conciliações, depois de realizadas, passam a ser monitoradas pela nossa equipe, para verificar a eficácia do acordo. Nos casos em que as reuniões não obtém os resultados esperados, nós procuramos realizar novos encontros, ou até mesmo, em último caso, o encaminhamento à justiça”.
Atuam no Ciappi assistentes sociais, psicólogos e advogados, além dos integrantes dos setores administrativos do órgão. As denúncias, após serem realizadas, passam a ser acompanhadas de perto, com a realização de visitas aos locais denunciados para que haja a comprovação do caso.

    Dique Denúncia

Localizado na Rua Clarência Jucá, próximo à Importadora Veículos, o Ciappi funciona das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. As denúncias envolvendo violência aos idosos podem ser feitas tanto presencialmente, quanto pelos telefone (82) 3315-9928, além do Disque 100, número ligado à Secretaria Nacional de Direitos Humanos.