Geral
Turismo capacita jangadeiros para projeto Alagoas nas Velas
A primeira etapa da oficina de capacitação do projeto Alagoas nas Velas terá início nesta segunda-feira (17), às nove da manhã, na Colônia dos Pescadores Z-1, na Pajuçara. Cerca de 60 jangadeiros foram convidados para receber dos técnicos de Destinos e Produtos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) informações sobre os destinos e os atrativos turísticos destacados nas velas das jangadas.
A metodologia que será utilizada na oficina vai auxiliar os jangadeiros a transmitir as informações corretas aos turistas e alagoanos. Como muitos não sabem ler, eles vão aprender a relacionar as cores das velas com os destinos que estarão detalhados em um “cardápio” que cada jangada receberá. “Esse cardápio será plastificado, preso à jangada e trará detalhes dos destinos, como gastronomia, belezas naturais e cultura”, explica Deucila Vanja, coordenadora do projeto. Ainda durante a oficina, temas como autoestima e a continuidade do projeto também serão abordados.
A proposta da Setur para a segunda etapa do projeto é sensibilizar os empresários para que eles, ao estamparem a marca de seus produtos nas velas, continuem divulgando os destinos turísticos, contemplando, inclusive, mais jangadeiros.
Francis Hurst, técnico da Setur e coordenador do projeto, avalia o Alagoas nas Velas como uma maneira de apresentar os atrativos de Alagoas e incluir os jangadeiros na atividade turística. “É importante capacitar os jangadeiros para que eles estejam aptos para falar dos atrativos naturais e culturais de Alagoas, tanto para alagoanos quanto visitantes, pois assim eles saberão como apresentar os encantos do estado. Além disso, a atividade turística ‘dá certo’ quando a população local se envolve e a aceita como atividade econômica, por isso, a inserção dos jangadeiros na atividade ressalta a importância dele como gerador de renda e condutor nos cartões postais do Estado”, completa.
Mais lidas
-
1EUA
Houthis a Trump: para tornar a economia dos EUA grande novamente, é preciso acabar a guerra em Gaza
-
2ADQUIRIU DE MÁ FÉ
Defensoria Pública da União pede paralisação e demolição de parque aquático em terras indígenas em Palmeira
-
3PRIMEIRO ROUND
Justiça suspende Assembleia Extraordinária e eleição do CSE após disputa por legitimidade
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Perigo no Goiti: Açude recém-revitalizado por R$ 13 milhões oferece risco de afogamento e ataque de jacarés
-
5HIPISMO
Amadora no hipismo, Shanna Garcia sonha com parceria para ser amazona de elite