Geral
Adeal emite guias de trânsito animal na Feira de Dois Riachos
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou, essa semana, a emissão da primeira Guia de Trânsito Animal eletrônica, a e-GTA, na feira de gado de Dois Riachos.
No primeiro dia de funcionamento da e-GTA na maior feira de gado de Alagoas, realizada toda quarta-feira e que comercializa animais de municípios alagoanos e de outros Estados, foram emitidas mais de 400 guias de trânsito, resultando em uma circulação aproximada de 1.200 animais.
A e-GTA, além de aumentar a confiabilidade dos dados, reforça também a rastreabilidade dos animais no sistema de defesa on-line, onde estão cadastros os dados dos criadores. A emissão da guia on-line também oferece uma maior agilidade no preenchimento do documento, que resulta em ganho de tempo real. Segundo a Adeal, o próximo passo será a implantação da GTA eletrônica também na feira de gado de São José da Tapera, Palmeira dos Índios e Campo Grande.
Início
A Adeal emitiu a primeira e-GTA para criadores, em setembro do ano passado, durante a solenidade de assinatura da Instrução Normativa, realizada no Parque da Pecuária, em Maceió, que reconheceu o Estado como zona livre da aftosa com vacinação.
O trânsito de animais é um dos grandes responsáveis pela introdução de doenças em uma determinada região. Por isso, o controle dessa movimentação se torna essencial. É a GTA que possibilita aos serviços de defesa agropecuária esse controle, evitando assim a disseminação de doenças que possam pôr em risco a população ou causar prejuízos econômicos.
Mais lidas
-
1QUEREM MANTER A SINECURA
Vereadores se unem em grupo de 10 para eleger Mesa Diretora na Câmara de Palmeira e reforçar pressão e acordos com a futura prefeita
-
2UM MUSEU DE NOVIDADES
Primeiro escalado para time de Luísa Julia será um vereador eleito para abrir vaga para suplente Dindor
-
3FUTEBOL
Presidente do CSE José Barbosa cede à pressão e Guruba assume em janeiro; não haverá eleição
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
G-10 define Mesa Diretora da Câmara com Madson Monteiro presidente e exclui Salomão Torres, preferido do prefeito-imperador
-
5MAIS DE 7 MIL HECTARES
Demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios entra em fase decisiva e promessa é que saia até dezembro